A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN) realizou uma pesquisa para identificar os hábitos de consumo e comportamento dos jovens da cidade mais rica do país. Durante dois meses, foram ouvidos 456 jovens entre 14 e 25 anos de classes A e B em São Paulo. Eles mostraram que valores como determinação e superação formam a figura de um herói e cerca de 80% dos ouvidos apontam as mães como suas heroínas. Já os pais receberam 60% das menções. “Entre os participantes, 34% disseram que fazem as refeições com a família diariamente. Dados como estes, nos permitem avaliar que a família é um valor de grande relevância para este grupo”, afirma Valéria Luz, superintendente da ABMN.
Por meio de respostas espontâneas, os entrevistados também expressaram avaliações sobre marcas. A Apple foi a marca que teve maior destaque na pesquisa, já que foi relacionada a design, qualidade, tecnologia, modernidade e inovação pelos jovens. Outro ponto relevante, segundo Valéria, foi o jovem paulista eleger a Havaianas como a marca que simboliza o brasileiro, com 179 votos. Na pesquisa, Vale e Petrobras foram citadas com baixa relevância, apesar de serem marcas fortes e reconhecidas no país. Quando se fala em beleza, a Avon foi a mais lembrada e sua concorrente Natura apareceu como marca símbolo de Natureza. Outros destaques foram a C&A ser a marca que cabe no bolso e a Coca-cola ser reconhecida como marca tradicional e líder de mercado.jnim
Além das marcas, o consumo de produtos de alguns segmentos foi analisado pela ABMN. As perguntas referentes a bebidas alcoólicas foram direcionadas apenas aos maiores de 18 anos e 43% dos entrevistados afirmaram beber cerveja regularmente. Uma das características que chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de boa parte dos jovens não ter uma marca preferida. Dos 196 entrevistados, 75 declararam consumir qualquer cerveja. “Essa constatação não foi apenas referente ao consumo de cervejas, já que em outro ponto da pesquisa também percebemos que as marcas não são critérios de escolha tão fortes dentro desse grupo. Isso abre as portas para muitas empresas explorarem certos nichos”, explica Valéria.
Na parte comportamental do estudo, foi constatado o valor da amizade e do trabalho para o jovem. Para 27% deles, a felicidade está na realização profissional e está praticamente empatado com os 26% que enxergam a felicidade em conquistar muitos e bons amigos. A pesquisa avaliou as virtudes mais presentes nos entrevistados através de uma metodologia adequada para a prática e constatou que a coragem e o senso de justiça têm presença forte nesse público.
O estudo da ABMN teve como objetivo a investigação de componentes ligados ao caráter, virtudes e forças pessoais, delineando características marcantes desse grupo de jovens que compõem uma nova geração de adultos. Além disso, a pesquisa teve como intuito o reconhecimento de marcas relacionadas a determinados atributos. A amostra estudada corresponde a um universo de cerca de 400 mil jovens.
Fonte: Consumidor Moderno
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