Uma pesquisa realizada pelo instituto CPM Research e encomendado pela QG Propaganda e Firmenich sobre as várias faces da nova classe média visa entender as atitudes e motivações das famílias da nova classe emergente e seus hábitos de consumo de alimentos e bebidas.
O estudo envolveu duas fases, quantitativa e qualitativa
Na fase quantitativa foram ouvidos 489 consumidores (mulheres representante das famílias) em São Paulo e Recife. Descobriu-se que a nova classe média no Brasil não é única, ela compreende vários segmentos que juntos representam atualmente 85,1% da população.
Na qualitativa foram realizadas entrevistas com quatro grupos de famílias em São Paulo e Recife, com mulheres de 20-45 anos, representantes da classe emergente. Também foram realizadas 18 vivências nas casas dessas famílias nas mesmas cidades. Nessa fase identificou-se que não é só a classe AB que busca conveniência e praticidade. O tempo é um recurso cada vez mais escasso nessas classes. E, quando questionadas como serão os alimentos industrializados do “futuro”, a maioria das mulheres, 64%, respondeu que serão mais práticos e rápidos e, em 2º lugar, com 24%, foi dito que os alimentos serão mais naturais, “com menos química”.
Este levantamento identificou que há um aumento no consumo de produtos industrializados e que o discurso de uma alimentação saudável e equilibrada não se comprova na prática. Os pesquisadores verificaram as despensas e geladeiras das famílias entrevistadas e constataram a falta de verduras e frutas nos lares. Na realidade, os produtos industrializados são os grandes “amigos ocultos” na preparação das refeições cotidianas e na rotina das famílias. Isso porque as classes emergentes trabalham muito e frequentemente tem pouco tempo para cozinhar.
Um dos grandes destaques da pesquisa, no entanto, é a descoberta de que essa classe emergente não é formada por um grupo homogêneo. Foram identificados quatro segmentos de públicos diferentes, representados pelas mulheres pesquisadas: Segura Ponderada / Insegura Contraditória / Satisfeita Atualizada / Insatisfeita Carente.
• Segura ponderada: Seu ego parece bem resolvido, não estão mais em busca do ideal e aceitam opiniões alheias. Essas pessoas representam a família que está aberta a inovações e utilizam bastante os produtos industrializados. O perfil predominante é de consumidores da classe B2 e C1, que tem entre 35 e 50 anos, com filhos e que residem em São Paulo
• Insegura contraditória: Essas pessoas representam a família que precisa ser apoiada e ainda necessita do básico – segmento a ser explorado pelas empresas. As mulheres desse grupo são menos individualistas, apegadas emocionalmente as suas famílias e não apreciam ficar sozinhas. O perfil é predominante entre consumidores da classe C e D, que tem entre 20 e 34 anos, sem filhos e residem em Recife.
• Satisfeita atualizada: Preocupa-se com alimentação saudável. Está aberta a inovações e utilizam bastante os produtos industrializados. Mostram-se satisfeitas com o que o mercado oferece. Perfil predominante é de consumidores da classe B2 e C1, que tem entre 20 e 34 anos, com um filho, nível médio e superior, trabalha fora e reside em São Paulo e Recife.
• Insatisfeita carente: São críticas em relação aos produtos oferecidos no mercado. Buscam o ideal e não costumam aceitar opiniões alheias. Representam a família que precisa ser atendida e que está em processo de inserção na classe emergente – segmento a ser explorado pelas empresas. Perfil predominante é de consumidores da classe B2 e C2, todas as idades, com filhos, com ensino fundamental e médio, sem trabalho e que reside em São Paulo e Recife. Veja quadro abaixo:
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Fonte: Consumidor Moderno
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