Black Friday deve movimentar R$ 6 bi e poderá ser a maior dos últimos tempos

Especialista em Marketing de performance traz dicas para obter bons resultados já que 50% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa do Mundo na data

Neste mês, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no final do ano, devido às condições climáticas do Oriente Médio. Programada para ter início em 20 de novembro, a competição traz um cenário inédito: sua proximidade com a principal data do varejo, a Black Friday. A junção dos dois eventos aumenta a expectativa dos lojistas para as vendas, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico. Uma pesquisa da Nielsen Brasil apontou que 50% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa durante a Black Friday e que 54% dos fãs de futebol já estão guardando dinheiro para a data.
 
Para Fernanda Hermanny, CEO da Afilio,as expectativas para a Black Friday são altas, mas neste acontece algo inédito, a estreia do Brasil na Copa do Mundo um dia antes da data mais esperada de vendas. As pesquisas já apontam que a Copa será a principal data para a venda dos segmentos de vestuário, alimentação e eletrônicos. Além disso, essa será a primeira Black Friday pós-pandemia sem nenhuma restrição de isolamento e, mesmo com a oscilação econômica atual, o mercado espera uma “Super Black Friday”.
 
Em 2021, a Black Friday movimentou mais de R$ 4 bilhões em vendas online. Bens de consumo duráveis, como smartphones e eletrodomésticos, costumam ser os preferidos dos consumidores na data. Com as expectativas em alta, a CEO separou três dicas para bons resultados nas vendas online durante a “Super Black Friday”:
 
Use os resultados do ano anterior como base para obter uma melhor performance

A análise de nossos próprios resultados é importante para avaliar o que funcionou e o que não funcionou em nossa estratégia. Isso ajuda a identificar quais são as ‘lutas pelas quais vale a pena lutar’, ou seja, evita o desperdício de tempo e de esforço em estratégias que já falharam anteriormente. “Os resultados da Black Friday 2021 na Afilio foram excelentes. Tivemos um aumento de mais de 70% nas vendas de pacotes e observamos o crescimento de setores que antes não eram tão valorizados, como PET. E tudo isso se deveu, com certeza, a uma análise cuidadosa de estratégias e resultados anteriores”, comenta Fernanda. 
 
Conheça o seu público alvo

A meta da maioria dos empresários é ter o negócio reconhecido pelo público-alvo, que são os consumidores assíduos. Por isso, é importante conhecer os gostos e peculiaridades desse público, para planejar estratégias mais assertivas. “Como consumidor, é de suma importância que eu saiba onde comprar o melhor produto do nicho que eu desejo. Como vendedor, portanto, é fundamental que meu cliente saiba exatamente onde estou”, completa a executiva. 
 
Esteja por dentro das tendências 

Saber quais são as novas tendências do mercado é importante para todos os empreendimentos que desejam aumentar vendas e lucros na Black Friday. “Alguns consumidores têm como prioridade o pioneirismo, ou seja, prezam por ‘ser o primeiro’ a adquirir algum produto que está em alta ou aderir a alguma novidade. Com esse diferencial, eles podem se tornar consumidores recorrentes e sua empresa, loja ou marca pode ser reconhecida pelo pioneirismo nas tendências”, finaliza a CEO da Afilio. 

Por: Mundo do Marketing

By | 2022-11-15T07:44:42-03:00 28 novembro, 2022|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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