Processo de transição de governo, incertezas na economia e juros altos prejudicaram as vendas brasileiras, diz especialista.
As vendas da Black Friday 2022 decepcionaram o comércio online brasileiro: segundo dados da Neotrust, o faturamento durante o período foi de R$ 3,9 bilhões, uma queda de 25% em relação a 2021, quando bateram R$ 5,2 bilhões.
Já nos Estados Unidos, onde a data surgiu, as vendas pela web bateram recorde: chegaram a US$ 11,3 bilhões – equivalente a quase R$ 60 bilhões. Os dados da Adobe Analytics, que monitora de transições na internet, apontam uma alta de 5,8% em comparação ao ano passado.
Silvio Laban, professor do Insper e especialista em varejo, explica que é difícil comparar as vendas nacionais e americanas, pois o Brasil vive um momento diferente, e que afeta os varejistas.
“O Brasil está passando por um processo de transição de governo e incertezas sobre o futuro econômico. Além de altas nas taxas de juros, queda na renda, nos salários e uma Copa do Mundo em novembro – tudo no mesmo ano, coisa que nunca aconteceu e pode afetar tudo,” diz Laban.
Considerando apenas os dados da sexta-feira, o faturamento do comércio brasileiro pela internet somou cerca de R$ 3,1 bilhões – uma queda de 28% em relação a 2021.
Formas de pagamentos usadas na Black Friday
O cartão de crédito esteve entre as formas de pagamentos mais usadas pelos consumidores brasileiros (54,2%), seguido pelo PIX (15,7%) e boleto bancário (13,8%).
Categorias de produtos com maior faturamento
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Telefonia
- Informática
- Ar e Ventiladores
Os dados da Neotrust indicam que as TVs de 50 e 55 polegadas foram as responsáveis por 46% do faturamento de televisores.
A categoria de telefonia perdeu 4,6 pontos percentuais de participação em faturamento de e-commerce comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao mesmo tempo, beleza e perfumaria tiveram alta em faturamento.
Categorias de produtos com maior faturamento
- Moda e Acessórios
- Beleza e Perfumaria
- Eletroportáteis
- Alimentos e Bebidas
- Eletrodomésticos
Performance do e-commerce por faixa etária
- 25 e 34 anos: 15,9%
- 35 a 44 anos: 35,2%
- 45 a 54 anos: 12,5%
- 55 a 64 anos: 6,2%
- Mais de 65 anos: 2,5%
Participação de pedidos feitos por mulheres e homens
- mulheres: 56,4%
- homens: 43,5%
Por: Aline Macedo, G1
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