Black Friday: vendas pela web tombam no Brasil, mas sobem 5,8% nos EUA

Processo de transição de governo, incertezas na economia e juros altos prejudicaram as vendas brasileiras, diz especialista.

As vendas da Black Friday 2022 decepcionaram o comércio online brasileiro: segundo dados da Neotrust, o faturamento durante o período foi de R$ 3,9 bilhões, uma queda de 25% em relação a 2021, quando bateram R$ 5,2 bilhões.

Já nos Estados Unidos, onde a data surgiu, as vendas pela web bateram recorde: chegaram a US$ 11,3 bilhões – equivalente a quase R$ 60 bilhões. Os dados da Adobe Analytics, que monitora de transições na internet, apontam uma alta de 5,8% em comparação ao ano passado.

Silvio Laban, professor do Insper e especialista em varejo, explica que é difícil comparar as vendas nacionais e americanas, pois o Brasil vive um momento diferente, e que afeta os varejistas.

“O Brasil está passando por um processo de transição de governo e incertezas sobre o futuro econômico. Além de altas nas taxas de juros, queda na renda, nos salários e uma Copa do Mundo em novembro – tudo no mesmo ano, coisa que nunca aconteceu e pode afetar tudo,” diz Laban.

Considerando apenas os dados da sexta-feira, o faturamento do comércio brasileiro pela internet somou cerca de R$ 3,1 bilhões – uma queda de 28% em relação a 2021.

Formas de pagamentos usadas na Black Friday

O cartão de crédito esteve entre as formas de pagamentos mais usadas pelos consumidores brasileiros (54,2%), seguido pelo PIX (15,7%) e boleto bancário (13,8%).

Categorias de produtos com maior faturamento

  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Telefonia
  • Informática
  • Ar e Ventiladores

Os dados da Neotrust indicam que as TVs de 50 e 55 polegadas foram as responsáveis por 46% do faturamento de televisores.

A categoria de telefonia perdeu 4,6 pontos percentuais de participação em faturamento de e-commerce comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao mesmo tempo, beleza e perfumaria tiveram alta em faturamento.

Categorias de produtos com maior faturamento

  • Moda e Acessórios
  • Beleza e Perfumaria
  • Eletroportáteis
  • Alimentos e Bebidas
  • Eletrodomésticos

Performance do e-commerce por faixa etária

  • 25 e 34 anos: 15,9%
  • 35 a 44 anos: 35,2%
  • 45 a 54 anos: 12,5%
  • 55 a 64 anos: 6,2%
  • Mais de 65 anos: 2,5%

Participação de pedidos feitos por mulheres e homens

  • mulheres: 56,4%
  • homens: 43,5%

Por: Aline Macedo, G1

By | 2022-12-11T07:37:51-03:00 01 janeiro, 2023|Categories: Marketing Digital|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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