Desemprego ainda é variável que merece atenção, principalmente entre jovens.
A nova edição da pesquisa Perspectivas 2019: ‘Expectativa dos Brasileiros com o Cenário Econômico e Social”, realizada pela parceria ACREFI/Kantar, aponta que o brasileiro demonstra otimismo mais consciente e espera melhora da economia a partir do 2º Semestre de 2020. Se nos últimos três anos o levantamento mostrava que 17% estavam propensos a fazer um financiamento, atualmente o percentual saltou para 45%.
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Outro dado que desperta atenção, na atual aferição, é que a situação do país está melhor para a população, sendo vista como ótima ou boa por 17% da população. Também houve redução da avaliação do cenário que era considerado péssimo, caindo de 20% para 15%. “Há 3 anos atrás o cenário era desesperançoso em muitos aspectos, atualmente a população já percebe alguns avanços, com consciência dos desafios que temos ainda pela frente”, destaca Viviane Varandas, da Kantar Insights.
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Para o presidente da ACREFI, Hilgo Gonçalves, o Brasil vive um importante momento de transformação cultural, onde cada vez mais a população tem se mantido muito atenta a todos os acontecimentos e, com isto, está mais consciente em suas decisões. “A aprovação das reformas da Previdência e o início do debate sobre a Reforma Tributária, com certeza, dão sustentabilidade a melhoria da confiança que a situação econômica do Brasil será melhor nos próximos anos. Do lado do mercado financeiro, a aprovação do Cadastro Positivo trará inúmeros benefícios para toda a população. Estimamos que serão incluídas mais de 20 milhões de pessoas e um grande número de micros e pequenas empresas, contribuindo também para que a economia possa crescer. Há uma agenda avançando e o importante é olharmos para a parte cheia do copo, sem perder de vista que ainda teremos muitos desafios a serem superados, entre eles a melhoria da educação, a geração de emprego e renda”, enfatiza Hilgo.
Segundo ele, houve uma ligeira melhora da percepção dos respondentes que acreditam que a oferta de crédito para a população irá melhorar (36% para 38%). “A recuperação cíclica ganha tração. Temos redução de juros, inflação baixa e expansão do Crédito Total no SFN (Sistema Financeiro Nacional) – que deve alcançar 8% em 2019. Para o crescimento do crédito recursos livres pessoa física projetamos 14% e, o da pessoa jurídica, em torno de 9%. Acreditamos que o PIB possa alcançar 1% em 2019 e 2,0% em 2020”, projeta o presidente da ACREFI.
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O levantamento aponta que o desemprego ainda é uma variável que merece atenção, principalmente entre os mais jovens de 18 a 28 anos: no mesmo período do ano passado (momento das eleições presidenciais, era alta a expectativa de mudança) e 31% manifestavam preocupação com o desemprego. Atualmente, 55% dizem estar preocupados com a situação.
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A principal prioridade do atual presidente, segundo os ouvidos, é a educação (19%)– que divide importância com a oferta de emprego/Reforma Trabalhista (17%). Houve queda esperada da relevância da Reforma da Previdência, cujo projeto foi aprovado no Legislativo.
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Há também um cenário de otimismo, principalmente na capacidade de fazer compras para casa, situação financeira pessoal e padrão de vida. 56% acreditam que a situação financeira pessoal vai melhorar, enquanto 49% disseram que o padrão de vida a capacidade de fazer compras acompanharão esse movimento.
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41% tem alguma conta em atraso, e nesse contexto, a fatura do cartão de crédito é o grande destaque.
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Quando questionados sobre sua percepção em relação ao Cadastro Positivo, 38% acreditam que são bancos de dados que mostram seu histórico de bom pagador. “O Cadastro Positivo traz ganhos fundamentais ao País, pois reduzirá a assimetria de informações e promoverá uma inclusão ainda maior no sistema financeiro nacional”, disse Hilgo.
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Por fim, Automóvel (56%) e Imóvel (42%) são os itens em que os brasileiros estão mais propensos a fazer financiamento no próximo ano. Gráfico 10
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O presidente da ACREFI acredita que o País está no caminho certo. “Promovendo as reformas necessárias e ao mesmo tempo tendo a participação ativa da sociedade nos assuntos relevantes. Precisamos aproveitar o legado do aprendizado do nosso passado recente para construir um futuro melhor para a sociedade brasileira”, finaliza Hilgo.
Por: Kantar
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