Brasileiros gastaram em 2015 US$ 2 bi em sites estrangeiros

Mesmo com a alta do dólar, que registrou em 2015 o maior avanço anual em 13 anos, subindo cerca de 48% em relação ao real, os brasileiros gastaram US$ 2,02 bilhões em sites internacionais no ano passado. O montante é 18% maior do que o valor gasto em 2014.

As informações do relatório Webshoppers, realizado pela E-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), mostram ainda que 14,9 milhões de brasileiros compraram em sites internacionais no período. Em 2014, foram 11 milhões de consumidores únicos que efetuaram compras on-line em sites estrangeiros – 36% a menos que o valor registrado em 2015.

A maior parte dos consumidores optou por cartões de crédito internacionais e pelo PayPal, plataforma de pagamentos on-line, para efetuar as compras. Esses dois meios de pagamento foram a opção de 89% dos compradores, segundo o levantamento. “O faturamento das transações crossborder teve muito mais a ver com o aumento do número de compradores do que com o valor do tíquete médio das compras”, explica o presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes, por nota.

“Pensando no valor do dólar, o brasileiro comprou produtos de menor valor, mas o número de vezes em que realizou compras foi maior [em média foram 3,8 aquisições por comprador único]”, complementa o executivo. Prova disso foi a diminuição do valor do tíquete médio das compras internacionais, de 2014 para 2015. A cifra apresentou queda de 26,7% (indo de US$ 48,36 para US$ 35,46).

Preferências

Seguindo a tendência dos resultados obtidos nas pesquisas anteriores, os sites de compras on-line chineses continuaram como os preferidos entre o público brasileiro.

Em relação aos produtos que teriam sido os mais procurados, as categorias que se sobressaíram no ano passado foram: Eletrônicos; Moda & Acessórios; Informática; Telefonia & Celulares; e Livros. Dessas, a que apresentou a maior queda em relação a 2014 foi a de Moda & Acessórios, que registrou uma retração de 3,7% no período. Por outro lado, a categoria de Livros foi a que teve a maior alta, segundo a pesquisa. Registrando uma expansão de cerca de 7,7%, de um ano para outro.

No Brasil, o faturamento do e-commerce apresentou um crescimento de 15% em 2015.

Por: DCI

By | 2020-11-08T16:27:54-03:00 28 março, 2016|Categories: Consumo|Tags: , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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