Forebrain divulga ranking das propagandas com maior índice de atenção, motivação e memorização.
Por meio de tecnologia EEG (analisa o padrão de ondas cerebrais) e Eye-Tracking (monitora o movimento dos olhos e fixação do olhar), a Forebrain, empresa de pesquisas neurocientíficas, fez um estudo com 60 pessoas para medir o impacto das 36 campanhas publicitárias lançadas neste agosto.
As campanhas foram ranqueadas em três categorias: atenção, motivação e memorização. A primeira mede a efetividade da propaganda quanto a prender a atenção do telespectador. A segunda, motivação, são as que engajam o público emocionalmente, tanto positivo quanto negativamente. Os filmes mais eficazes nesse caso são o que fazem uso do humor ou da dor e da perda. Já o terceiro enumera aquelas campanhas que conseguiram transmitir uma informação que foi armazenada no cérebro do espectador.
Melhores em atenção
1 – “Grill Dog” – Burguer King
2 – “Abraço Apertado” – O Boticário
3 – “Dia dos Pais” – Lupo
4 – “Gripado de dia?” – Naldecon
5 – “Experimente um mundo novo com seu pai” – Samsung
Melhores em motivação
1 – “Há 73 anos cada dia + Sadia” – Sadia
2 – “Dente de Leite” – Bradesco
3 – “Sonhar #issomudaojogo” – Itaú
4 – “Havaianas Viagem” – Havaianas
5 – “Ofurô” – Oi
Melhores em memorização
1 – “Irresistível do dia” – Subway
2 – “Grill Dog” – Burguer King
3 – “Promoção Domingo em família” – Johnson & Johnson
4 – “Estava a Bel no sofá!” – Porto Seguros
5 – “Tá com o seguro Auto Compacto? Tá com tudo!” – Sulamérica Seguros
Por: Meio & Mensagem
Leave A Comment