Entre perfumes, maquiagens, cremes hidratantes, esmaltes, tintas para cabelo e outros cosméticos, os brasileiros devem movimentar R$36,24 bilhões em 2012. Os dados são do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, e apontam a classe C como maior consumidora do setor de produtos de beleza no País.
Ao todo, o grupo deve ser responsável por 42,6% dos gastos na área distribuídos entre os mais de 26 milhões de domicílios que compõe a classe. Em seguida em termos de gastos, aparece a classe B, que embora tenha menos domicílios (cerca de 12 milhões), totaliza um potencial de consumo próximo ao registrado na C, com 41,5% dos gastos no setor.
Já em relação às regiões do Brasil, o Sudeste concentra 50% do potencial de consumo dos produtos de beleza, com gasto total de R$ 18,08 bilhões estimados para a área.
Entretanto, o maior gasto per capita ao ano é registrado no Sul do País. Na região, que representa 16% do consumo nacional, cada habitante deve consumir R$ 252,83 em produtos.
Consumo de higiene e beleza deve aumentar 15% em 2012
É o que aponta pesquisa do Pyxis Consumo, ferramenta do Ibope para dimensionar o mercado nacional. De acordo com o estudo, os brasileiros devem gastar R$ 36,24 bilhões em produtos de beleza neste ano, 15% mais frente aos R$ 31,41 bilhões de 2011. Já nos itens de higiene, o gasto estimado para 2012 é de R$ 12,34 bilhões, também 15% acima do consumido no ano passado.
Na divisão regional, o Sudeste deve representar 50% do consumo de produtos de beleza do País, seguido pelo Nordeste (18%) e Sul (16%).Mas os moradores da região Sul são os que mais gastam com esses produtos. Lá o consumo anual é de R$ 252,83 por habitante, enquanto no Centro-Oeste é de R$ 245,86, e no Sudeste, de R$ 239,45.
No caso dos itens de higiene, a liderança também é do Sudeste, com 49% do consumo do País e gasto anual per capita de R$ 80,19. Da mesma forma, o Sul tem uma parcela menor do consumo nacional, de 18%, mas um consumo por habitante maior de R$ 93,62.
Os produtos de beleza auditados pela Pixis foram perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante e tinta para o cabelo. Já os de higine foram escova de dente, creme e fio dental, xampu, sabonete, esponja para banho, barbeador, lenço de papel, papel higiênico, absorvente, aparelho de barbear e aste com ponta de algodão.
Fonte: Supermercado Moderno, Cidade Marketing, Núcleo de Estudos do Varejo ESPM
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