Mesmo com a alta da inflação nos primeiros meses do ano de 2013, parte dos brasileiros tem consumido mais. Entre janeiro e setembro de 2013, o País registrou crescimento de 3% em volume de produtos adquiridos em comparação ao mesmo período de 2012, aponta o estudo Consumer Insights, da Kantar Worldpanel.
Esse resultado positivo é fruto do maior acesso à renda da classe C que, apesar de diminuir a frequência de idas ao ponto de venda, teve um aumento de 6% em volume. “A classe C foi a grande responsável pelo crescimento do consumo no País. É possível observar que, apesar de ir menos às lojas, ela consome mais, causando impacto positivo em volume. A migração da classe D/E para a C também colaborou para o aumento do consumo”, afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.
Já do ponto de vista regional, o Centro-Norte do País (que engloba Centro-Oeste, Norte e Nordeste e as regiões do Interior do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) foi o grande responsável pelo aumento do consumo.
Pé no freio mas com sofisticação
Contudo, se em 2012 a classe D/E puxou o consumo do País para cima, em 2013 o comportamento de compra desse consumidor, mais sensível ao aumento dos preços, tem sido o oposto. Nos primeiros nove meses do ano, a classe D/E registrou queda de 2% em volume. Mas, mesmo com menos dinheiro no bolso, esse consumidor continua comprando produtos sofisticados, de categorias não básicas, como detergente líquido para roupas, pratos prontos e requeijão. É o resultado do equilíbrio entre ir menos ao PDV e tentar manter os produtos sofisticados na cesta de compra, garantindo o consumo de itens que já foram conquistados.
Varejo tradicional
Em 2013, hipermercados e atacados continuam crescendo em volume, com 8% e 10%, respectivamente. No entanto, nesse mesmo período, o destaque ficou para o varejo tradicional, que tem forte contribuição no consumo: aumento de 22% em volume e tíquete médio de R$ 20,18. Neste ano, 12% das compras de despensa foram realizadas no varejo tradicional, 27% a mais que em 2012. O maior tíquete médio ainda é no atacado, que atinge R$ 63,61 por compra.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment