Com planejamento, consumidor mantém as vendas em alta

Consumidor revela maior consciência na hora de gastar

Fonte: Jornal do Comércio

O consumo em Porto Alegre está em alta. E, conforme o segundo levantamento realizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS) para o Jornal do Comércio, O porto-alegrense e o consumo, deve se manter em ritmo elevado.

De acordo com os entrevistados, 78,08% planejam e guardam dinheiro para adquirir produtos de maior valor agregado. Esse comportamento resulta num incremento das compras à vista. Mesmo que grande parte economize parte do que ganha para itens mais caros, 72,17% admitem utilizar mais crédito do que há dois anos. Ainda sobre formas de pagamento, chama a atenção que 39,66% dos pesquisados valorizam mais o valor final do produto do que o fato de a prestação servir no orçamento mensal.

“Segundo os indicadores, há uma tendência de crescimento mais acelerado e uma consistência de consumo”, assinala a pesquisadora e professora da ESPM/RS Liliane Rohde. Como exemplo do bom momento do consumo na Capital gaúcha em 2010, percebe-se que aumentou a frequência de compras em setores como o de móveis e eletrodomésticos. No primeiro segmento, que tinha uma frequência anual de compra de 8,46% em 2009, passou para 24% neste ano. A compra de eletrodomésticos também cresceu de forma significativa  passando de 13,18% em 2009 para 27% neste ano.

Além das lojas físicas, os porto-alegrenses estão atentos às virtuais. Dos pesquisados, 42% afirmaram comprar às vezes através da internet. Em 2009, esse percentual era de 12,06%. Sobre a motivação para navegar na rede, 60,34% utilizam para o trabalho, 42,12% para pesquisa, 38,42% para informação, 30,05% para comunicação, 22,41%  para pesquisa de ofertas e 13,55% para relacionamento.

O consumidor gaúcho ainda não considera fundamental a sustentabilidade no ato da compra. Mesmo que 53,45% declararam separar o lixo e 70,94% se preocuparem com a economia de água e energia, 43,6% não se informam sobre as práticas sustentáveis das empresas das quais compram e outros 27,59% se mostraram indiferentes na mesma questão.

“Ainda que a sustentabilidade esteja mais no discurso que na prática, vivemos um momento positivo no comércio. As pessoas estão comprando com mais consciência, com maior economia e planejamento”, interpreta a pesquisadora.

Metodologia

A 2ª pesquisa O porto-alegrense e o consumo foi realizada na primeira quinzena de junho e obteve 406 questionários válidos. A amostra traz uma margem de erro de 5% para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram realizadas em locais públicos da cidade, como bairro Centro, avenida Assis Brasil, Praça da Encol,  Redenção e Parcão. Entre os respondentes, 51% eram homens e 49% mulheres e, para trazer um perfil efetivo do potencial de compras, 60% tinham idade entre 30 e 55 anos, já que esta é a faixa etária mais representativa na população economicamente ativa.

Enhanced by Zemanta

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

One Comment

  1. Alberto Silveira 13/08/2010 at 02:11

    Muito bom ter acesso a pesquisas e informações locais, de Porto Alegre e região.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme