Como a Geração X está reagindo à pandemia?

Estudo feito pela Business Insiders mostra que esse público continua a ser um grupo que os profissionais de Marketing não podem ignorar

Tido como o “consumidor esquecido”, em um estudo da WGSN, a Geração X precisou ajustar seus métodos de pagamento de contas, planos de aposentadoria, hábitos de compras e estrutura de trabalho em meio à transformação digital e à pressão financeira provocada pela pandemia do coronavírus. De acordo com um estudo da Business Insiders mostrou que a crise sanitária não ajudou a saúde financeira instável deste público – que ainda estava se recuperando das últimas crises econômicas. 

Os dados mostram um recorte de idade feito nos Estados Unidos, mas traz dados importantes globalmente. Uma pesquisa do Bankrate mostrou que em novembro de 2020, mais da metade das pessoas de 42 a 55 anos nos EUA havia perdido pelo menos parte da renda familiar devido à pandemia. Dados do US Census Bureau de dezembro do mesmo ano mostraram quase 13 milhões achando “muito difícil” pagar as contas. Analisando 2021, 42% dos americanos estão em “modo de sobrevivência”, de acordo com pesquisa de outubro da Fidelity Investments.

Em uma pesquisa do Transamerica Center for Retirement Studies em abril, com adultos que trabalham no país, descobriu que 13% deles sofreram demissões relacionadas à pandemia, 18% relataram cortes de salários e 29% viram as horas de trabalho reduzidas. O encargo financeiro desencadeado pela pandemia tornou extremamente difícil para alguns pertencentes Geração X se aposentar, ou até mesmo pensar em se aposentar em breve.

Insights

Trabalho Remoto – Eles também tiveram que se adaptar ao trabalho remoto. Sem nenhum sinal de aposentadoria à vista, a Geração X teve que se adaptar a uma atmosfera de trabalho totalmente digital. O home office continuou a ser uma mistura conforme a pandemia persiste – com algumas pessoas desse nicho indicando que a videoconferência e as novas ferramentas digitais estavam dificultando a realização do trabalho.

Compras digitais – Apesar disso, esse público ampliou sua rotina digital, realizando mais compras virtuais durante a pandemia. Para eles, esse hábito persistirá na pós-pandemia – incluindo compras de supermercado digital, em que eles demoraram a aderir antes da pandemia. A pesquisa Acosta conduzida em setembro e outubro de 2020 mostrou que cerca de dois terços do público X (com idades entre 40 e 55) se sentem “confortáveis” usando ferramentas digitais para compras de supermercado. Isso sugere que o uso de compras on-line por parte deles provavelmente sobreviverá à pandemia.

Mídia – A maioria da Geração X está no Facebook, embora seja menos provável que tente opções mais novas de redes sociais. A maioria deles tem smartphones, mas não gostam de alto-falantes e acessórios inteligentes, como smartwatch. Cerca de oito em cada dez deles nos Estados Unidos verão vídeos digitais este ano, mas ainda assim grande parte se mantém fiel assistindo TV tradicional.

Apesar das marcas e empresas estarem ligadas nas gerações mais novas – Z e Millennials -, a Geração X ainda representa 51% da força de trabalho global e detém muito poder de consumo, como avaliado pela WGSN. São eles os pioneiros da cultura dos games e grandes consumidores de jogos eletrônicos.

Por: Mundo do Marketing

By | 2021-09-13T21:20:26-03:00 30 agosto, 2021|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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