A confiança do brasileiro está em níveis cada vez mais baixos. Estudo da Nielsen mostra que a confiança dos consumidores encerrou 2015 em 76 pontos. Acima de 100, o indicador mostra otimismo e abaixo, pessimismo. A confiança dos brasileiros iniciou o ano de 2015 com 88 pontos.
O estudo mostra que esse sentimento está abaixo da média global, que fechou 2015 com 97 pontos. Na América Latina, o indicador ficou em 83 pontos no ano passado.
E a economia é o que tem tirado o sono e a confiança dos brasileiros. Segundo o estudo, 93% dos entrevistados disseram que estão vivendo em um período de recessão, enquanto esse número no primeiro trimestre era de 85%.
Segundo a consultoria, o consumidor está, cada vez mais, com o bolso apertado e conseguiu fazer mudanças no padrão de consumo. Mas está cada vez mais difícil. “Entretanto, hoje ele chega ao final dessa escada de consumo, optando por reduzir o volume de compras, ou seja, cortar itens de sua lista”, afirmou, em nota, Paula Valadão, analista de mercado da Nielsen.
Daqui em diante, o sentimento de desconfiança pode não rolar. Segundo a pesquisa, para os próximos 12 meses, apenas 13% dos brasileiros dizem que o país não estará vivendo em uma recessão, contra 62% que diz que sim e 24% que não sabe. Em relação às perspectivas de emprego em um futuro próximo, 40% acredita que estarão ruins, 41% não tão boas, 13% boas e 4% excelentes.
Depois de cobrir os gastos essenciais, as principais prioridades dos brasileiros na hora de utilizar o dinheiro excedente são quitar as dívidas, o cartão de crédito e os empréstimos, entretenimento fora do lar e roupas novas, respectivamente nessa ordem.
Por: Portal No Varejo
Leave A Comment