Confiança do brasileiro é menor que a média global

confianca-do-brasileiro-e-menor-que-a-media-global

A confiança do brasileiro está em níveis cada vez mais baixos. Estudo da Nielsen mostra que a confiança dos consumidores encerrou 2015 em 76 pontos. Acima de 100, o indicador mostra otimismo e abaixo, pessimismo. A confiança dos brasileiros iniciou o ano de 2015 com 88 pontos.

O estudo mostra que esse sentimento está abaixo da média global, que fechou 2015 com 97 pontos. Na América Latina, o indicador ficou em 83 pontos no ano passado.

E a economia é o que tem tirado o sono e a confiança dos brasileiros. Segundo o estudo, 93% dos entrevistados disseram que estão vivendo em um período de recessão, enquanto esse número no primeiro trimestre era de 85%.

Segundo a consultoria, o consumidor está, cada vez mais, com o bolso apertado e conseguiu fazer mudanças no padrão de consumo. Mas está cada vez mais difícil. “Entretanto, hoje ele chega ao final dessa escada de consumo, optando por reduzir o volume de compras, ou seja, cortar itens de sua lista”, afirmou, em nota, Paula Valadão, analista de mercado da Nielsen.

Daqui em diante, o sentimento de desconfiança pode não rolar. Segundo a pesquisa, para os próximos 12 meses, apenas 13% dos brasileiros dizem que o país não estará vivendo em uma recessão, contra 62% que diz que sim e 24% que não sabe. Em relação às perspectivas de emprego em um futuro próximo, 40% acredita que estarão ruins, 41% não tão boas, 13% boas e 4% excelentes.

Depois de cobrir os gastos essenciais, as principais prioridades dos brasileiros na hora de utilizar o dinheiro excedente são quitar as dívidas, o cartão de crédito e os empréstimos, entretenimento fora do lar e roupas novas, respectivamente nessa ordem.

Por: Portal No Varejo

By | 2017-05-27T07:04:24-03:00 08 fevereiro, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Estratégia, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme