Consumidor da Geração Y: prazer em conhecê-lo!

Uma fatia considerável do mercado brasileiro tem recebido uma atenção especial por parte dos nossos empresários. Com cerca de 16 milhões de consumidores, a Geração Y instiga executivos a focarem seus esforços neste jovem público, caracterizado por trazer um novo jeito de pensar o mundo e o trabalho.

E foi buscando entender melhor quem é o consumidor da Geração Y que publicitários e executivos refletiram sobre os desafios de atender essa nova demanda na palestra “Teenagers: quantos são, quanto gastam e o que pensam”, ministrada por Jorge Kodja, diretor da TNS Research Internacional, na abertura do painel Geração Y, do HSM ExpoManagement 2010.

Raio-X

Diversos números foram apresentados, em um verdadeiro raio-x da Geração Y brasileira. O estudo, que pesquisou 1500 jovens em 11 regiões metropolitanas do país, busca entender comportamentos emergentes e gerar insights para clientes do público teen.

“Eles (jovens da Geração Y) têm muitas peculiaridades, são muito influentes e formadores de opinião dentro de casa”, destacou Kodja.

Por ano, os jovens brasileiros gastam R$ 32 bilhões, com uma média nacional de R$ 49 por semana. Esses gastos são, quase majoritariamente, com roupas, higiene e diversão. “Como 43% da Geração Y está na classe C, temos um público que busca inserção social, que quer estar bem, se sentir bem acima de qualquer coisa”, explicou o executivo, acrescentando que apenas 16% está no mercado de trabalho.

Onde encontrá-los?

Só que falar com esse público não tem sido uma tarefa fácil por parte do empresariado. “A Geração Y é um alvo móvel. O adolescente não quer ser rotulado em nada. Quando um rótulo se consolida, ele muda”, definiu Kodja. “A Geração Y é rápida, impaciente e necessita de informação em cápsulas”, acrescenta.

Por isso, as inovações precisam fazer parte do dia a dia de quem quer manter contato com essa importante fatia do mercado brasileiro.

“E agora está chegando a Geração Z, que vem de ‘zapear’. Se o Y já viveu a ascensão da tecnologia como componente fundamental da sua vida, o ‘Z’ já nasceu com o dedinho no mouse”.

Fonte: HSM On line

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By | 2017-05-24T14:11:45-03:00 19 novembro, 2010|Categories: Pesquisas|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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