Segundo levantamento, classe C deve ser a responsável pela maior parte do consumo no período
Os brasileiros devem gastar R$ 40 bilhões com calçados neste ano, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Esse consumo representa um gasto por habitante de R$ 245,68.
Às vésperas da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho, em São Paulo, o Pyxis Consumo revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 17 bilhões), 42% do total do país, ao contrário do ano anterior, em que a classe B possuía o maior potencial. Agora, segunda colocada, a classe B tem um potencial projetado em R$ 16 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,8 bilhões (10% do consumo total do Brasil).
Potencial anual de consumo para calçados por classe
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência
Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo de calçados: R$ 20 bilhões, o que equivale a metade dos gastos projetados para o país. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$ 6,7 bilhões (17%).
Potencial anual de consumo para calçados por região
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência
Quando os dados de classe e região são cruzados, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo, representado pela classe B (R$ 9 bilhões) e classe C (R$ 8,2 bilhões). O menor consumo de calçados no país, de acordo com o Pyxis Consumo, será da classe A, da região Norte, projetado em R$ 204,17 milhões.
Potencial de consumo por classe e região
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).
Por: Portal No Varejo
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