Consumo de calçados vai movimentar R$ 40 bilhões em 2013

consumo-de-calcados-vai-movimentar-40-bi-em-2013-1
Segundo levantamento, classe C deve ser a responsável pela maior parte do consumo no período

Os brasileiros devem gastar R$ 40 bilhões com calçados neste ano, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Esse consumo representa um gasto por habitante de R$ 245,68.

Às vésperas da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho, em São Paulo, o Pyxis Consumo revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 17 bilhões), 42% do total do país, ao contrário do ano anterior, em que a classe B possuía o maior potencial. Agora, segunda colocada, a classe B tem um potencial projetado em R$ 16 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,8 bilhões (10% do consumo total do Brasil).

Potencial anual de consumo para calçados por classe

consumo-de-calcados-vai-movimentar-40-bi-em-2013-2
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência

Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo de calçados: R$ 20 bilhões, o que equivale a metade dos gastos projetados para o país. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$ 6,7 bilhões (17%).

Potencial anual de consumo para calçados por região

consumo-de-calcados-vai-movimentar-40-bi-em-2013-3
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência

Quando os dados de classe e região são cruzados, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo, representado pela classe B (R$ 9 bilhões) e classe C (R$ 8,2 bilhões). O menor consumo de calçados no país, de acordo com o Pyxis Consumo, será da classe A, da região Norte, projetado em R$ 204,17 milhões.

Potencial de consumo por classe e região

consumo-de-calcados-vai-movimentar-40-bi-em-2013-4
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência

O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).

Por: Portal No Varejo

Enhanced by Zemanta

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme