O que esperar do consumidor nos próximos cinco anos? Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina GfK aponta as transformações sobre consumo para os próximos anos. Confira!
A Geração Z tem papel determinante no consumo para os próximos anos. Não há dúvidas que esse público vem acentuando valores diversos e tendências de consumo impactantes, que seguiram por muito tempo.
A GfK , que acompanha cada passo do mercado e dos consumidores, por meio do estudo GfK Consumer Life, fez uma análise do que esperar do consumo (e deste público) para os próximos anos – levando em conta tudo o que ocorreu na sociedade ultimamente.
“As crises não apagam tendências pré-existentes, mas influenciam em novas trajetórias, e as transformações culturais e sociais ajudam as marcas a se reinventarem para o novo futuro e precisamos ter em mente que em cinco anos, o grande poder de compra estará nas mão da Geração Z”, declara Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina.
Dentro deste contexto, o estudo GfK Consumer Life aponta três grandes tendências, que precisam ser levadas em conta nas tomadas de decisões das marcas, segundo Felipe Mendes.
Tendências de consumo para os próximos 5 anos
#1 Segurança
No topo das tendências mundiais desde antes de 2020, a segurança é algo que os consumidores buscam não só em relação a sua saúde e bem-estar, mas também com relação às ameaças virtuais e físicas.
#2 Consciência ecológica
Recém-chegada na segunda posição das tendências de comportamento do consumidor, a consciência ecológica está atrelada cada com a percepção que as mudanças climáticas que acontecem são muito graves. Essa é a visão de 71% das pessoas no mundo.
#3 Consumo consciente
Após a pandemia, os consumidores ficaram mais criteriosos, na busca por produtos e serviços de alta qualidade, e que estejam de acordo com a suas necessidades.
“Desde 2014, o principal valor que os brasileiros honram é a honestidade. Isso já diz muito sobre a visão que o consumidor terá de uma marca, produto ou serviço”
É a hora da honestidade para as marcas
Essas tendências, segundo Felipe Mendes, vão ao encontro das mudanças de valores da sociedade que impactam diretamente o modo de consumir.
As marcas que estão conectadas com o seu público sabem que entender os valores que se destacam a cada geração podem ajudar a definir inovações, mensagens e até o portfólio de produtos e serviços.
“Desde 2014, o principal valor que os brasileiros honram é a honestidade. Isso já diz muito sobre a visão que o consumidor terá de uma marca e um produto ou serviço. Se não houver transparência nessa relação, há uma grande chance uma ruptura de imagem, gerando perdas expressivas para os negócios”, explica Mendes.
“Se não houver transparência nessa relação, há uma grande chance uma ruptura de imagem, gerando perdas expressivas para os negócios”
Para Mendes, os valores fundamentais tendem a permanecer relativamente consistentes, mas eles evoluem e se manifestam de novas maneiras, ajudam a entender nuances de comportamento além da demografia, cultura e outros fatores e podem informar estratégia de produto, mensagens, posicionamento da marca e muito mais. “As tendências são consequência das mudanças de valores e essa união de percepções precisam ser os guias nas tomadas de decisão de um negócio”, frisa Mendes.
Em ultima análise, é evidente que o “efeito pandemia” no comportamento de consumo disparou para as marcas a necessidade de um conhecimento sólido sobre seus clientes. Todas as transformações desse período ocasionaram uma forte necessidade de adaptação para todos – consumidores e empresas. Foram tempos imprevisíveis e como os consumidores reagiram a esse período definitivamente transformou o relacionamento entre clientes e marcas.
A maioria dos consumidores (sobretudo das novas gerações, como a Z) construíram um nova abordagem e narrativas de consumo impactadas por essa “memória” e por novos valores – e claro, pelos movimentos econômicos também -, as marcas precisam então ceder lugar a uma postura mais transparente para seguirem transacionando com segurança e bons resultados com seus clientes de agora e do futuro.
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