Em meio a pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão buscando cada vez mais informação sobre a doença. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto QualiBest, 19% da população brasileira afirma que a Globo é o canal mais confiável para se informar sobre a pandemia do novo coronavírus. Outras plataformas do grupo, como o portal G1 e a GloboNews, aparecem com 8 e 5%, respectivamente. A pesquisa foi realizada com base em respostas coletadas via online.
Outros canais de televisão também apareceram na pesquisa, como a Record, apontada por 10% dos respondentes; SBT e Band, com 3% cada; a recém chegada CNN Brasil, com 7%; e BandNews, com 1%. Em nota, Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest, afirmou que os números mostram que a televisão ainda é o principal meio de comunicação do país e o que as pessoas mais têm confiança. “Não à toa, os canais estão reestruturando suas grades e horários para dar conta dessa demanda por informações sobre a pandemia”, completou.
Além da TV, outra fonte de informação confiável para os 14% dos brasileiros segundo o levantamento, são os órgãos governamentais, como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com Daniela, este dado revela que as pessoas estão buscando por informações oficiais neste momento de incertezas. “É uma tentativa de diminuir a circulação de fake news que parece estar dando resultado”, apontou a diretora.
Outros veículos jornalísticos que foram citados pela população foram: UOL (4%); Folha e Estadão (3%); e Veja (1%). Já os com menos de 1% das citações foram: El País, Nexo, Valor Econômico e os internacionais New York Times e The Guardian.
Confira ranking dos meios mais confiáveis para se informar sobre a Covid-19:
1. Globo (19%)
2. Órgãos governamentais – Ministério da Saúde, OMS (14%)
3. Record (10%)
4. Internet – Google News, Bing (7%)
5. CNN (7%)
6. G1 (8%)
7. GloboNews (5%)
8. Redes sociais – Canais do Youtube, Facebook (5%)
9. UOL (4%)
10. Band (3%)
11. SBT (3%)
12. Folha de S. Paulo (3%)
13. Estadão (3%)
14. Canal de Átila Iamarino (2%)
15. Veja (1%)
16. BandNews (1%)
Por: Meio & Mensagem
Leave A Comment