Em estudo do Instituto QualiBest, Globo lidera ranking de confiança; orgãos de saúde também despontam como fontes confiáveis

Em meio a pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão buscando cada vez mais informação sobre a doença. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto QualiBest, 19% da população brasileira afirma que a Globo é o canal mais confiável para se informar sobre a pandemia do novo coronavírus. Outras plataformas do grupo, como o portal G1 e a GloboNews, aparecem com 8 e 5%, respectivamente. A pesquisa foi realizada com base em respostas coletadas via online.

Outros canais de televisão também apareceram na pesquisa, como a Record, apontada por 10% dos respondentes; SBT e Band, com 3% cada; a recém chegada CNN Brasil, com 7%; e BandNews, com 1%. Em nota, Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest, afirmou que os números mostram que a televisão ainda é o principal meio de comunicação do país e o que as pessoas mais têm confiança. “Não à toa, os canais estão reestruturando suas grades e horários para dar conta dessa demanda por informações sobre a pandemia”, completou.

Além da TV, outra fonte de informação confiável para os 14% dos brasileiros segundo o levantamento, são os órgãos governamentais, como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com Daniela, este dado revela que as pessoas estão buscando por informações oficiais neste momento de incertezas. “É uma tentativa de diminuir a circulação de fake news que parece estar dando resultado”, apontou a diretora.

Outros veículos jornalísticos que foram citados pela população foram: UOL (4%); Folha e Estadão (3%); e Veja (1%). Já os com menos de 1% das citações foram: El País, Nexo, Valor Econômico e os internacionais New York Times e The Guardian.

Confira ranking dos meios mais confiáveis para se informar sobre a Covid-19:

1. Globo (19%)

2. Órgãos governamentais – Ministério da Saúde, OMS (14%)

3. Record (10%)

4. Internet – Google News, Bing (7%)

5. CNN (7%)

6. G1 (8%)

7. GloboNews (5%)

8. Redes sociais – Canais do Youtube, Facebook (5%)

9. UOL (4%)

10. Band (3%)

11. SBT (3%)

12. Folha de S. Paulo (3%)

13. Estadão (3%)

14. Canal de Átila Iamarino (2%)

15. Veja (1%)

16. BandNews (1%)

Por: Meio & Mensagem

By | 2020-04-27T07:25:33-03:00 23 abril, 2020|Categories: Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme