Estudo realizado pela GfK, empresa de pesquisa de mercado no Brasil, aponta as características do pequeno varejo e também os atributos que o consumidor mais valoriza neste segmento para atração de compra.
O pequeno varejo, mais conhecido como mercado de vizinhança, é caracterizado por possuir de um a quatro check outs (caixas). A GfK aponta a proximidade como o principal motivador de compra para 92% dos consumidores que utilizam mercados de vizinhança.
O público também valoriza balcão refrigerado, hortifruti, estacionamento e padaria. Destes serviços, os pequenos varejistas precisam investir ainda em estacionamento e padaria, que estão presentes em apenas 41% e 33% dos estabelecimentos, respectivamente.
A pesquisa revelou também informações sobre vendas. O tíquete médio é de R$ 42,00 e a principal forma de pagamento ainda é em dinheiro, presente em 43% das transações, seguida pelo cartão de débito, presente em 34%.
Uma característica simbólica dos mercados de vizinhança mantém-se presente até hoje, em 38% deles ainda há venda por caderneta, ou “fiado”. Os resultados em faturamento médio vão desde R$ 330 mil anuais para mercados de um check out a R$ 3,8 milhões para mercados de até quatro check outs.
O cenário continua promissor. Atualmente, o Brasil apresenta a estrutura demográfica ideal para o crescimento econômico, a população economicamente ativa supera a população dependente, composta por idosos e crianças.
“Estima-se que nos próximos 30 anos o bônus demográfico ainda estará positivo e a expectativa é de forte expansão em diversos segmentos”, atesta Marco Aurélio Lima, diretor de Auditoria de Varejo da GfK.
Como o pequeno varejista deve aproveitar este cenário? Conhecer o novo consumidor e atender às suas expectativas é um bom começo. Segundo Marco Aurélio, “Um dos principais desafios para o comerciante de pequeno varejo é a profissionalização”.
O estudo apontou que 85% dos estabelecimentos são familiares e 56% dos gestores não terminaram o Ensino Fundamental. Apesar de experientes, pois apresentam em média 15 anos de vivência no varejo, ainda precisam investir em capacitação para aproveitar oportunidades futuras e manter o negócio competitivo neste mercado.
A GfK acompanha o segmento do pequeno varejo há dez anos no Brasil, e para Marco Aurélio, alguns dados já consolidados no mercado demonstram sua imensa importância.
“O pequeno varejo responde por mais de 40% do volume de vendas nos segmentos de alimentos, higiene e limpeza e perfumaria. Com o crescimento dos últimos dois anos, atualmente há mais de 50 mil estabelecimentos em todo o País. É uma tendência de crescimento que não deve ser ignorada”, afirma o diretor da GfK.
Fonte: Promoview
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