Realizada anualmente, a pesquisa TIC Domicílios mede o uso das tecnologias de informação e comunicação entre a população brasileira. Entre os indicadores avaliados, está o comércio eletrônico. São quatro as dimensões mensuradas: proporção de pessoas que adquirem produtos, pesquisam preços, divulgam e comercializam produtos/serviços pela internet, e os motivo pelos quais os consumidores optam pela compra física em detrimento à online.
Principais razões para não comprar via e-commerce
A pesquisa mostra que 77% dos usuários de internet no país preferem adquirir produtos presencialmente, ou seja, diretamente via lojas físicas. Essa é uma das principais constatações do estudo ao apontar os motivos que levam os brasileiros a não comprar online. Esse índice chega a 80% entre as mulheres e 74% entre os homens.
Na segunda colocação aparece a falta de confiança no produto que vai receber, totalizando 56% das menções. Em terceiro lugar está a preocupação com a privacidade ou segurança, ou por ter que fornecer informações pessoais, com 54% das citações, seguido de perto pela falta de interesse em comprar online (52%).
Na sequência, aparecem: porque a entrega demora muito ou é problemático receber os produtos em casa, com 43%; porque não tem como fazer reclamações ou devoluções (43%); e por falta necessidade (41%). Por último, os motivos apontados foram: por não ter como efetuar o pagamento via internet (29%) e por falta de habilidade com a internet (22%). Outros motivos totalizaram 2% das respostas.
61% dos usuários de internet no Brasil usaram a web para a pesquisa de preços
O estudo também buscou investigar a proporção de pessoas que realizaram pesquisas de preços de produtos ou serviços na internet nos últimos 12 meses. Do total de entrevistados, 61% afirmaram que usaram a internet para a busca desse tipo de informação, contra 39% que afirmaram que nunca terem feito essa busca.
Por faixa etária, os resultados foram os seguintes: de 10 a 15 anos (32% sim e 68% não); de 16 a 24 anos (67% sim e 33% não); de 25 a 34 anos (68% sim e 32% não); de 35 a 44 anos (68% sim e 32% não); de 45 a 59 anos (61% sim e 39% não); e de 60 anos ou mais (56% sim, 44% não e 1% não sabe ou não respondeu).
Entre as regiões do país, o Sudeste lidera entre os usuários da internet que mais utilizam a rede para a pesquisa de preços (68% sim e 31% não). Na sequência, aparece o Sul (58% a 42%); seguido pelo Centro-Oeste (54% a 46%); Norte (53% a 47%); e Nordeste (52% a 47%).
39% dos brasileiros adquiriram produtos em lojas virtuais no último ano, aponta a pesquisa
Outro quesito avaliado pela pesquisa refere-se ao número de pessoas que compraram produtos ou serviços pela internet no intervalo de um ano. Dos entrevistados, 39% responderam que sim e outros 61% disseram não terem adquirido produtos ou serviços por meio online no período. Na divisão por sexo, esse percentual chega a 43% contra 56% entre homens e 34% a 66% entre as mulheres. Entre faixas etárias, esse percentual é de 46% que responderam sim e 54% que responderam não na faixa entre 25 a 59 anos. Os demais resultados são: de 10 a 15 anos (12% contra 87%); de 16 a 24 anos (38% a 62%) e de 60 anos ou mais (36% a 64%).
14% dos entrevistados afirmam usar a web para a venda ou divulgação de produtos e serviços
A pesquisa também buscou aferir qual o percentual de usuários que divulgaram ou venderam produtos ou serviços pela internet no período compreendido entre novembro de 2015 e junho de 2016. Dos respondentes, 14% afirmaram que sim, contra 85% que responderam nunca terem feito uso da web para venda ou divulgação. Entre os homens, esse percentual chega a 17%, contra 12% entre respondentes do sexo feminino.
Na divisão por regiões, o Sul e o Centro-Oeste são as que apresentam o maior percentual de pessoas que utilizam a internet como meio de divulgação de produtos ou serviços (16% sim e 84% não). Na sequência aparecem Sudeste e Norte, com 15% de respostas afirmativas e, por último, o Nordeste, com apenas 10% dos usuários investindo na internet como meio de divulgação ou venda. Quando os dados remetem à idade, pessoas na faixa entre 25 e 34 anos são as que mais apostam na internet para divulgar produtos e serviços (23% sim e 77% não).
O pesquisa TIC Domicílios 2015 foi realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), junto a uma base de 65.571.032 usuários de internet que não compraram produtos ou serviços pela internet há pelo menos 12 meses em relação ao momento da entrevista. Os dados foram coletados entre novembro de 2015 e junho de 2016. A íntegra do estudo pode ser acessada no link.
Por: E-Commerce News
Leave A Comment