É o que aponta a pesquisa “Brasil com S”, realizada pela agência Lua propaganda, em parceria com o Instituto APPM (Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado). Segundo o estudo, para a nova classe média não basta ter acesso a serviços e produtos básicos. Ela quer garantir a perenidade de sua melhora de condições comprando produtos melhores, guardando dinheiro e qualificando sua formação.
O levantamento foi feito a partir de 2.000 entrevistas com pessoas que têm renda mensal entre R$ 1,7 mil e R$ 6,2 mil, em oito capitais de todas as regiões do Brasil. Em relação ao consumo, 51% dos entrevistados responderam que “o que importa é a marca, mesmo que seja preciso juntar dinheiro ou parcelar para comprar”. Outros 18% dizem ser importante combinar qualidade e preço nas compras. Somente 7% consideram o preço o mais importante.
“A tendência é que essas pessoas passem a qualificar as suas compras”, afirma Átila Francucci, vice-presidente de criação e de planejamento da Lua Propaganda
A classe C também evita gastar mais do que ganha. 51% afirmam que “consomem de acordo com o que ganham, e não sobra dinheiro para poupar”. Outros 28% consomem menos do que recebem e conseguem guardar algum dinheiro. Somente 18% consomem mais do que ganham.
Em outros aspectos importantes, 27% querem abrir um negócio próprio, e a mesma porcentagem afirma que pretende cursar uma universidade.
Fonte: Supermercado Moderno
Leave A Comment