A frugalidade está relacionada ao controle de gastos com conforto e sem desperdícios. Entenda esse novo padrão de consumo e como ele afeta o mercado.
O comportamento de consumo com base na frugalidade está em alta, sobretudo, pois a pandemia do novo coronavírus provocou uma recessão global de -4,4%. Os dados são do World Economic Outlook do Fundo Monetário Internacional (FMI) e indicam a pior recessão desde a crise de 1929.
A frugalidade está relacionada à segurança financeira e ao controle de gastos, mantendo o conforto e, ao mesmo tempo, evitando desperdícios. O contexto atual, em que a circulação de dinheiro caiu significativamente e a quantidade de pessoas desempregadas bateu recordes históricos em função da pandemia e das medidas de isolamento social, fez com que considerassem esse estilo de vida e padrão de consumo.
O estudo Barômetro de Covid-19 mostra que 61% dos consumidores no mundo estão mais preocupados com a demora na recuperação da economia global e como isso vai afetá-los. Assim, eles estão mais inclinados a poupar ou pelo menos evitar gastos. 70% das pessoas estão de olho nos preços. Outras 42% estão revendo suas prioridades de compras, deixando-as para momentos mais propícios.
A mudança de hábitos para uma vida de frugalidade leva em conta o consumo, os recursos disponíveis no planeta e o aumento dos preços devido à crise. Qualquer mudança de hábito de compra afeta o mercado, as empresas e a maneira com que elas produzem.
Por: Consumidor Moderno
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