Os jornais atingem diariamente 20% mais leitores que a internet, aponta pesquisa da Associação Mundial de Jornais (Wan-Ifra, sigla em inglês). 2,3 bilhões de pessoas leem a mídia todos os dias, enquanto a internet alcança 1,9 bilhão em todo o mundo. O levantamento também aponta que, enquanto a circulação de jornais vem caindo nos países maduros, mercados como Ásia e América Latina têm verificado crescimento.
Nos últimos cinco anos, houve aumento de 16% na Ásia e de 4,5% na América Latina. Na Europa também houve alta, mas nos Estados Unidos a circulação caiu 11%. Quanto ao faturamento com publicidade, a televisão continua liderando a participação no bolo publicitário global, com US$ 180 bilhões em 2010. Os jornais vêm em segundo, com US$ 97 bilhões, seguido de internet (US$ 62 bi), revistas (US$ 43 bi) e rádio (US$ 32 bi).
O jornal impresso é o preferido de 46% dos brasileiros para leitura de notícias e busca de informações. O papel supera a internet: 73 milhões de pessoas preferem a versão impressa como fonte de informação, enquanto 50 milhões preferem o online. Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha. O estudo foi realizado entre março e abril deste ano com entrevistas feitas em 179 cidades brasileiras.
A pesquisa revela que a televisão aberta continua como a grande favorita da população para acompanhar as notícias. A televisão aberta tem 90% de preferência. O estudo revela ainda que 21 milhões de pessoas leem jornais todos os dias. Segundo dados da pesquisa, o acesso à internet, após registrar um crescimento ininterrupto entre 2003 e 2010, estagnou no País. Em 2011, o acesso à internet está em 46% do total da população brasileira.
A pesquisa, intitulada “Hábitos de mídia”, fez um mapeamento nacional de como o brasileiro consome notícias e informações. Foram 77 perguntas tais como: Que meios de comunicação você acessa? Qual o seu preferido? Quantas vezes por semana você lê jornal? Acompanha notícias pelo celular? E pelo tablet?
Fonte: Exame
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