Jornais atingem 20% mais leitores que a web no mundo

Os jornais atingem diariamente 20% mais leitores que a internet, aponta pesquisa da Associação Mundial de Jornais (Wan-Ifra, sigla em inglês). 2,3 bilhões de pessoas leem a mídia todos os dias, enquanto a internet alcança 1,9 bilhão em todo o mundo. O levantamento também aponta que, enquanto a circulação de jornais vem caindo nos países maduros, mercados como Ásia e América Latina têm verificado crescimento.

Nos últimos cinco anos, houve aumento de 16% na Ásia e de 4,5% na América Latina. Na Europa também houve alta, mas nos Estados Unidos a circulação caiu 11%. Quanto ao faturamento com publicidade, a televisão continua liderando a participação no bolo publicitário global, com US$ 180 bilhões em 2010. Os jornais vêm em segundo, com US$ 97 bilhões, seguido de internet (US$ 62 bi), revistas (US$ 43 bi) e rádio (US$ 32 bi).

O jornal impresso é o preferido de 46% dos brasileiros para leitura de notícias e busca de informações. O papel supera a internet: 73 milhões de pessoas preferem a versão impressa como fonte de informação, enquanto 50 milhões preferem o online. Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha. O estudo foi realizado entre março e abril deste ano com entrevistas feitas em 179 cidades brasileiras.

A pesquisa revela que a televisão aberta continua como a grande favorita da população para acompanhar as notícias. A televisão aberta tem 90% de preferência. O estudo revela ainda que 21 milhões de pessoas leem jornais todos os dias. Segundo dados da pesquisa, o acesso à internet, após registrar um crescimento ininterrupto entre 2003 e 2010, estagnou no País. Em 2011, o acesso à internet está em 46% do total da população brasileira.

A pesquisa, intitulada “Hábitos de mídia”, fez um mapeamento nacional de como o brasileiro consome notícias e informações. Foram 77 perguntas tais como: Que meios de comunicação você acessa? Qual o seu preferido? Quantas vezes por semana você lê jornal? Acompanha notícias pelo celular? E pelo tablet?

Fonte: Exame

Enhanced by Zemanta
By | 2020-07-24T17:59:37-03:00 03 novembro, 2011|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme