Com o mundo paralisado durante a quarentena provocada pela COVID-19 e a maioria das pessoas isoladas em casa, um setor da economia cresceu bastante nesse período: o investimento em publicidade digital. Afinal, a internet se tornou a melhor – e, muitas vezes, única – aliada na hora de fazer compras de forma segura: do mercado à farmácia, passando por itens de decoração a vestuário.
Uma pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgada no webinar Um novo olhar para publicidade digital, apontou que, dos 26 canais monitorados, 18 apresentaram aumento no investimento no segundo semestre de 2020.
Paulo Arruda, diretor de novos negócios da Kantar Ibope Media, explica que, no início da pandemia, quando mais pessoas estavam em quarentena, o número de impressões (ou seja, número de vezes que os anúncios são exibidos), cresceu exponencialmente. Já quando começou a flexibilização e a reabertura das atividades, as impressões diminuíram, mas se mantiveram ainda assim acima dos patamares convencionais. Para se ter ideia, só nos três primeiros trimestres do ano o número de impressões chegou em 705 bilhões e 44.623 marcas.
Naturalmente, com esse novo público que passou a comprar online durante a pandemia, a expectativa para a Black Friday, uma das datas mais comerciais do ano, é alta. Confira as principais atitudes registradas em relação à Black Friday 2020:
Dentre as intenções de compra, vale destacar que:
- 72% dos internautas começaram a comprar alguma categoria de produto ou serviço online durante a pandemia
- 39% disseram ter adiado a compra de algum produto/serviço devido à crise
- 46% pretende aproveitar as oportunidades da Black Friday
- Porém, 54% está de olho nos preços e só vai comprar se a promoção for realmente uma boa oportunidade
- 15% afirmam que pretendem fazer compras pela primeira vez na Black Friday
Em relação à presença das marcas na Black Friday, dois pontos relevantes são:
- 88% dos entrevistados disseram já ter visto algum tipo de propaganda sobre a Black Friday em outros anos
- 69% se lembra de ter visto publicidade sobre a Black Friday na TV, 42% em sites da internet e 35% nas redes sociais
Por: Oito Milímetros
Leave A Comment