Quinta edição do estudo desenvolvido pela Cause e o Instituto Ideia Big Data apontou o conceito como reflexo das perdas geradas pela Covid-19
“Luto” é a palavra do ano de 2020, no Brasil, segundo um levantamento desenvolvido pela consultoria Cause em parceria com o Instituto Ideia Big Data. Essa é a quinta edição do estudo que tem como objetivo entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir da escolha da palavra.
Segundo a pesquisa, o termo “luto” é o que melhor representa o ano ao trazer reflexões sobre as perdas causadas pela Covid-19, os momentos adiados e a ausência de despedidas. Em setembro, o mundo chegou à marca de um milhão de mortos em decorrência do novo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O processo de escolha da Palavra do Ano passa por três etapas. Primeiro, 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos, sugerem palavras que, na visão deles, melhor definiram o ano. Depois, sócios e estrategistas da Cause combinam os conceitos mais citados pelos especialistas com os itens mais pesquisados nas ferramentas de busca e os mais comentados nas redes sociais.
A partir disso, sete palavras foram elencadas como as finalistas: Luto, Resistência, Desamparo, Isolamento, Queimada, Saudade e Antirracismo. Por fim, essas finalistas passaram por votação popular realizada pela Ideia Big Data, que ouviu 1.200 pessoas. Luto foi escolhida por 31% dos entrevistados. Em 2019, o termo apontado como definidor do momento foi “dificuldades”. Já em 2018 e 2017, foram, respectivamente, “mudança” e “indignação”.
Por: Meio & Mensagem
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