O setor de massas alimentícias movimentou R$ 6,94 bilhões, registrando o crescimento de 11,5% frente ao faturamento de 2012. Os números foram divulgados pela Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados), em parceria com a consultoria Nielsen.
A alta foi impulsionada principalmente pelas categorias de massas secas (13%) e frescas (10%) com faturamentos de R$ 4,22 bilhões e R$ 6,04 milhões, respectivamente.
Nos últimos cinco anos o faturamento do setor cresceu 18% segundo a pesquisa. Neste período, o segmento de massas frescas foi o que mais cresceu (50%), seguido por massas instantâneas, com 29%.
Assim como em 2012, o Brasil permanece como terceiro consumidor mundial de macarrão, com 1,205 milhão de toneladas, atrás dos Estados Unidos e Itália em primeiro. O consumo per capta em 2013 foi de 6kg. As massas frescas apresentaram o maior volume de vendas já alcançado (51,5 mil tons). O aumento de 26,2% neste período comprova que o consumidor, com maior poder aquisitivo, procura produtos com mais sofisticação e maior praticidade.
Segundo Claudio Zanão, presidente da Abima, os dados refletem a aceleração da alta de custos, principalmente do trigo, no setor de massas alimentícias. “Por conseqüência os preços finais aumentaram, mas não causaram grande impacto para o consumidor”, conclui.
Por: Supermercado Moderno
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