Mesmo após pandemia, 81% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra pelo smartphone no último mês

Após dois anos de pandemia, o consumidor, que precisou se adaptar aos novos meios de compra e passou a adotar o comércio eletrônico com muito mais frequência do que antes, está mostrando que esse hábito veio para ficar. Mesmo com a volta do varejo físico, a utilização do smartphone como um instrumento de compras segue crescendo no Brasil, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, referente a abril de 2022.

O levantamento mostra que 81% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app ou site móvel no mês passado. Em um olhar mais amplo, 93% disseram que já experimentaram comprar pelo smartphone alguma vez na vida. Deste grupo, 83% afirmam que compram pelo celular hoje em dia, mais do que compravam seis meses atrás. Já 23% compram mais de uma vez por semana através de apps.

Reprodução Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil

Além dos apps dedicados a compras, os de mensageria também estão sendo usados para essa finalidade, com o chamado “comércio conversacional”. Muitas marcas estão transformando o WhatsApp e o Instagram em canais de vendas. 

Por sinal, 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 31%, pelo Messenger. Não à toa o WhatsApp aparece no ranking dos apps de m-commerce mais populares do Brasil, apontado por 3% dos entrevistados como o app que mais usam para compras. O campeão foi o app da Shopee.

Perfil do comprador por smartphone

O estudo aponta que 92% dos consumidores móveis brasileiros estão satisfeitos com a experiência de m-commerce, dando notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 para a sua satisfação com o serviço. 

O que o brasileiro mais aprecia em um app de m-commerce são os descontos, informam 60% dos consumidores móveis brasileiros. Esse item foi incluído pela primeira vez na lista de opções de resposta nesta pesquisa. O cenário de recessão e instabilidade econômica contribui para que o consumidor procure mais por esse tipo de vantagem. 

Após os descontos, vêm cashback (52%) e entrega no mesmo dia (32%) como principais diferenciais em um app de m-commerce. 

Pela primeira vez o Pix ultrapassou o boleto bancário na preferência do brasileiro entre os meios de pagamento dentro de apps, indicado por 16% dos consumidores móveis O preferido continua sendo o cartão de crédito (67%). O boleto agora está em quarto lugar (7%), atrás das carteiras digitais (9%).

É importante ressaltar que nesta edição da pesquisa, foram entrevistados 2.033 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo.

Por: E-Commerce Brasil

By | 2022-06-16T18:39:22-03:00 22 maio, 2022|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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