É o que mostra a pesquisa Consumer Watch 2012, realizada pela Kantar Worldpanel em 8 mil lares nas 15 principais cidades da América Latina. No Brasil, o estudo foi feito em domicílios das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O estudo revela que o endividamento da população não impede o brasileiro de continuar gastando. Atualmente 56% dos paulistas e cariocas, por exemplo, encontram-se pagando alguma dívida e 45% tem planos de contrair novas dívidas para o próximo ano.
Quando questionado sobre sua intenção de economizar o brasileiro se mostra otimista, 72% da população afirma que gostaria de guardar dinheiro, um percentual bem superior à média da América Latina, que marca 63%. Essa alta intenção de poupança surpreende, pois nem sempre foi assim, em 2008 apenas 29% dos brasileiros pensavam em guardar parte da renda.
Agora, eles demonstram vontade de poupar e têm suas prioridades: primeiro reservar para o futuro, depois a reforma ou a compra da casa própria e em quarto lugar, realizar viagens.
Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel no Brasil, explica que ao mesmo tempo que o consumidor quer poupar ele também não quer abrir mão dos produtos que já entraram em suas casas.
A pesquisa mostra que as famílias apresentam uma tendência de maior planejamento das idas ao ponto de venda, uma vez que estão reduzindo sua frequência de compra. Porém, o autosserviço não foi tão afetado quanto ao varejo geral. “O consumidor não vai deixar de ir ao supermercado, o que ele está fazendo é diminuir as unidades que coloca dentro do carrinho de compra”, finaliza Christine.
Fonte: Supermercado Moderno
Leave A Comment