Consumidores acessam apps de bancos três vezes por semana

Dados revelam quais são as principais atividades de consumidores no uso dos aplicativos bancários. Checar o saldo, é claro, é uma delas.

Como são os padrões da jornada como tempo de tela, gastos, compras, preferências por dispositivos? As marcas devem aproveitar insights e análises para entender o comportamento de consumo e oferecer uma comunicação consistente que fortaleça o relacionamento que transforme pessoas em clientes. Para entender os desejos e criar uma estratégia robusta de engajamento, a MoEngage analisou mais de 1,3 bilhão de consumidores e publicou o Relatório de Tendências de Consumo Global 2023 com informações inéditas, que incluem uma análise sobre o Brasil.

O levantamento busca entender os comportamentos online para setores como entretenimento, compras, finanças e viagens. Segundo a MoEngage, os brasileiros estão conectados e já preferem se comunicar e se relacionar online.

Além disso, seja em busca de entretenimento, notícias ou compras, 4 em cada 10 consumidores latino-americanos passam de duas a quatro horas por dia conectados a smartphones e laptops, fora do horário de trabalho. Antes de comprar online, 67,6% dos latino-americanos visitam um app ou site até cinco 5 vezes e preferem o smartphone para compras online e reservas de viagens

“Os resultados mostram a importância da personalização e do engajamento omnichannel para ampliar e promover a fidelização. Se os compradores não convertem imediatamente e precisam de mais interações antes de decidir pela compra online, garantir o máximo de conversões exige uma jornada de consumo robusta. É importante se atentar e oferecer uma experiência perfeita e completa em multicanais”, observa Daniel Simões, General Manager da MoEngage Latam.

Bancos e finanças

O relatório mostra que os latino-americanos estão mais ativos e leais às plataformas bancárias e fintechs do que nunca. Excluindo as plataformas de pagamento, três quartos acessam bancos digitais e fintechs até três vezes por semana. 73,8% dos consumidores acessam bancos digitais e fintechs de 2 a 3 vezes por semana, principalmente para visualizar saldos e revisar atividades da conta (33%) ou para transferências bancárias nacionais ou internacionais (32,4%).

  • 4 em cada 10 consumidores latino-americanos passam de duas a quatro horas por dia conectados a smartphones e laptops, fora do horário de trabalho;
  • Antes de comprar online, 67,6% dos latino-americanos visitam um app ou site até cinco 5 vezes e preferem o smartphone para compras online e reservas de viagens;
  • Excluindo as plataformas de pagamento, ¾ acessam bancos digitais e fintechs até três vezes por semana;
  • 73,8% dos consumidores acessam bancos digitais e fintechs de 2 a 3 vezes por semana, principalmente para visualizar saldos e revisar atividades da conta (33%) ou para transferências bancárias nacionais ou internacionais (32,4%)

Entretenimento e Compras

Para se entreter, o smartphone é o dispositivo preferido por 54,2% latino-americanos que consomem músicas, vídeos e filmes online diariamente. E quando o assunto é o gasto no ambiente online, 61,4% dos gastos acontecem em plataformas de mídia e entretenimento, incluindo OTTs – serviços de distribuição de conteúdo via web, games, aplicativos de relacionamento e de estilo de vida.

Outro dado peculiar é a preferência por assistir streamings na televisão, 44,2% dos latino-americanos conectam-se para música, vídeos e filmes em suas televisões. Mas, ao contrário de outras faixas etárias, 49% da geração de Millennials latino-americanos preferem smartphones à televisão para acessar streaming de música e vídeos.

Após plataformas de entretenimento, para 25% os gastos são direcionados às plataformas de compras. Porém, a conversão não é imediata. Antes de chegar ao checkout, 67,6% visitam um app ou site de 4 a 5 vezes. O dispositivo preferido de 68% dos latino-americanos para finalizar as compras é o smartphone e 51,8% preferem comprar nos aplicativos das marcas.

  • 54,2% latino-americanos consideram o smartphone é o dispositivo preferido, pois consomem músicas, vídeos e filmes online diariamente;
  • 61,4% dos gastos no ambiente online acontecem em plataformas de mídia e entretenimento, incluindo OTTs – serviços de distribuição de conteúdo via web, games, aplicativos de relacionamento e de estilo de vida;
  • 44,2% dos latino-americanos conectam-se para música, vídeos e filmes em suas televisões;
  • 49% da geração de Millennials latino-americanos preferem smartphones à televisão para acessar streaming de música e vídeos, ao contrário de outras faixas etárias.

Viagens e Hotelaria

63,4% dos latino-americanos preferem obter informações para planos de viagem e reservas em aplicativos de viagens e sites, enquanto 16,4% buscam as redes sociais. Além disso, a MoEngage notou que 62,7% dos latino-americanos usam aplicativos de carona ou táxis pelo menos uma vez por semana.

“Em um mundo em constante mudança, as marcas só podem ter sucesso quando mergulham profundamente nas preferências e entendem as expectativas do consumidor. Este relatório visa capacitar as marcas Latam com as últimas tendências de consumo e insights para ajudá-las a crescer de forma sustentável”, diz Raviteja Dodda, CEO da MoEngage.

  • 25% os gastos são direcionados às plataformas de compras. Porém, a conversão não é imediata. Antes de chegar ao checkout, 67,6% visitam um app ou site de 4 a 5 vezes;
  • O dispositivo preferido de 68% dos latino-americanos para finalizar as compras é o smartphone e 51,8% preferem comprar nos aplicativos das marcas;
  • 63,4% dos latino-americanos preferem obter informações para planos de viagem e reservas em aplicativos de viagens e sites; 16,4% buscam as redes sociais
  • 62,7% dos latino-americanos usam aplicativos de carona ou táxis pelo menos uma vez por semana.

Por: Cecília Delgado, Consumidor Moderno

By | 2023-09-04T20:36:35-03:00 12 setembro, 2023|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme