Pesquisa da Microsoft mostra que maioria dos trabalhadores se sentem mais valorizados ou incluídos com o formato de reuniões remotas no ambiente virtual.
Com a nova realidade de trabalho imposta pela pandemia, 54% dos trabalhadores com filhos têm como uma das principais dificuldades equilibrar as demandas domésticas e profissionais. Este é o resultado de uma pesquisa feita pela Microsoft para entender o momento atual do mercado de trabalho, que mostra mais sensibilidade sobre manter este equilíbrio entre os Millennials, pessoas nascidas entre 1980 e 1990, a maior geração que compõe a força de trabalho nos Estados Unidos.
Já o México é o país que registrou o maior índice em relação à esta dificuldade, com 59% dos entrevistados que encontram obstáculos para equilibrar vida pessoal e profissional com o home office. O estudo global mostra que a Itália tem o menor índice neste quesito, com 30% dos pesquisados que sentem dificuldades nesse quesito.
A pesquisa da Microsoft também registrou que a necessidade de adaptações para conciliar o trabalho com vida pessoal desperta empatia entre os colegas de trabalho, já que 62% dos entrevistados se sentem assim em relação aos colegas de profissão. Os maiores números foram registrados na China (91%) e no México (65%).
Outra característica que o relatório de Índice das Tendências de Trabalho feito pela Microsoft detectou é que o trabalho remoto contribui para um ambiente corporativo mais inclusivo. Isto é, 52% das pessoas que participaram se sentem mais valorizadas ou incluídas com o formato de reuniões remotas no ambiente virtual. Em relação à esta percepção, os chineses foram os que mais sentiram (65%), seguidos pelos alemães (57%).
A Microsoft identificou aumento de mais de dez vezes em relação à troca de mensagens no chat do Microsoft Teams, software de gerenciador de tarefas da empresa, entre os meses de março e junho. O tempo médio de uso da plataforma aumentou em mais de uma hora, principalmente nos períodos da manhã e da noite, incluindo os dias do final de semana.
O aumento de acesso aos chats do Teams acontece das 8h às 9h da manhã, com aumento de 15%, e das 18h às 20h, que cresceram 23%. Considerando os sábados e domingos, o aumento de interação nos chats do Teams foi de mais de 200%. Para chegar a este resultado o relatório de Índice das Tendências de Trabalho considera tendências de uso de ferramentas Microsoft, além de pesquisa com mais de 2 mil trabalhadores remotos em seis países e projetos de pesquisa da companhia.
Por: Thiago Terra, Mundo do Marketing
Leave A Comment