O que especialistas e pesquisam dizem sobre como o efeito shampoo está presente nas crises financeiras do país.
Você já deve conhecer o efeito batom, que diz que quando uma crise econômica se instala, a venda de batons costuma aumentar. Mas, no Brasil, essa percepção pode ser renomeada para efeito shampoo. Isso porque o brasileiro gosta de cuidar dos cabelos, priorizando os hábitos de consumo com produtos capilares em períodos de baixo crescimento econômico. Em momento de crise, o que fazemos é optar por cosméticos hair care ou de menor valor.
Pesquisa divulgada pela Euromonitor International, “Voice of the Consumer: Beauty and Personal Care 2022”, mostra que com o cenário global de inflação e consequente aumento de preços, o comportamento muda. O consumidor se torna sensível aos valores e busca produtos mais potentes e com menores custos.
E esse assunto se reflete no modo como as marcas e empresas vendem seus produtos. “A mulher brasileira, por ter um espírito solar, tende a desejar cabelos mais luminosos, que trazem um pouco mais de sensualidade. Junto a isso, existe muita atenção em torno dos cuidados com as madeixas, interesse em cronogramas capilares e busca por produtos inovadores”, relata o hair stylist Natan Correia, embaixador de Schwarzkopf Professional.
De acordo com a gerente de marketing da Naturiquè, Tatiana de Carvalho, o cuidado com os cabelos é, sem dúvida, uma das principais ansiedades do consumidor brasileiro, inclusive deixou de ser uma preocupação exclusiva das mulheres. “O público masculino passou a cuidar mais da própria aparência. Para ambos os gêneros, cuidar dos cabelos, além de um ato de vaidade simboliza o autocuidado e o reforço da própria identidade. O cuidado para ter cabelos cheirosos, macios e principalmente fortalecidos são uma preocupação ainda da maioria dos consumidores, apesar dos diferentes tipos de texturas. A queda dos cabelos é uma preocupação constante pois vários fatores da vida urbana contribuem para a perda dos fios”, revela Tatiana.
Como saber o que o brasileiro gosta?
A última edição da Beauty Plan 2022, feita pela Beauty Tech B4A, procurou entender o que influencia a decisão dos brasileiros na hora de comprar itens de beleza. Notou-se que as mulheres mais velhas buscam a opinião de especialistas, como dermatologistas. No entanto, em mais um ano – destacam-se o papel das amigas e a influência de avaliações de outros consumidores. Isso reforça a ideia de que a experiência de uma pessoa “real” e “próxima” interfere nas decisões, principalmente das mulheres mais jovens (até 32 anos).
Para os homens, os sites especializados são os principais influenciadores na hora de adquirir um produto, com 47% das respostas, e, em seguida, estão os dermatologistas, 43%. A influência dos criadores de conteúdo digital cresceu bastante, 8% dos entrevistados listaram a importância dos influencers na hora da compra em 2021. Neste ano, esse número saltou para 16%.
Outro insight interessante é que as brasileiras gostam de comprar o quanto antes novidade (35%), sendo que 25% preferem esperar os preços caírem. Vale ressaltar a baixa fidelidade às marcas e produtos: apenas 6% afirma não ter o costume de promover grandes mudanças em sua rotina de cuidado, a menos que haja uma boa razão para fazê-las.
“Apesar da multiplicidade de produtos, o consumidor ainda valoriza muito o cheiro no ato da compra, mas no pós uso, cada cabelo tem uma expectativa diferente. Os cacheados, por exemplo, podem ansiar por definição, volume e modelagem. Os lisos, por produtos antifrizz ou que realinham os fios. O público masculino costuma procurar produtos que ajudem no fortalecimento dos fios e tratamento do couro”, argumenta Tatiana de Carvalho.
A preocupação do cabelo das novas gerações
A busca de conteúdo na internet invadiu a área de procura de melhores tratamentos e como entender as novas gerações. A hub da Unilever, Tudo Pra Cabelo, realizou uma pesquisa em feita pela Opinion Box: Beleza e Cosméticos, que demonstra detalhes de como a nova geração procura e entende cuidados com o cabelo. Além de pesquisar em todo o Brasil, a plataforma usou o Google Trends para averiguar quais tipos de tratamentos, em uma lista de 20 procedimentos capilares, são mais populares no Brasil.
A hidratação foi o tratamento mais procurado (78% das respostas), seguido pela nutrição (29%) e pela reconstrução capilar (27%). Muitos desses tratamentos são feitos de forma caseira, no entanto, alguns mais elaborados, como a selagem, o botox e a reconstrução capilar, são preferencialmente feitos por profissionais.
Quando realizados em casa, os principais tratamentos feitos pelas entrevistadas são cronograma capilar (82%), hidratação (64%) e nutrição capilar (64%). “Nosso país tem muita diversidade e, para atender a demanda de um mercado cada vez mais amplo, quando pensamos em opções de produtos, a preferência varia de acordo com o tipo de cabelo de cada um (liso, crespo, cacheado, colorido, fino, quimicamente tratado, etc.), para que trate seus fios com produtos que os deixem mais bonitos”, esclarece Natan Correia.
O consumo de cosméticos no Brasil
Ainda em relação à pesquisa “Opinion Box: Beleza e Cosméticos”, o brasileiro gosta de comprar cosméticos, mas reduziu esse consumo:
- 51% dos brasileiros compram produtos de beleza e cosméticos uma vez por mês ou mais;
- 26% dos brasileiros consomem produtos de beleza e cosméticos com menor frequência do que consumiam há 12 meses. Mas 33% acreditam que a frequência de compra será maior daqui a 12 meses;
- Qualidade, preço e promoção são os fatores que mais influenciam a decisão de compra de produtos de cosméticos.
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