Joel Santana foi o protagonista da campanha futebolística mais assistida do YouTube, mostra levantamento do Google.
No ano da Copa do Mundo, não faltaram comerciais sobre futebol. Como esperado, patrocinadoras e marcas oportunistas dedicaram-se ao tema, trazendo campanhas que precisaram se destacar em criatividade para fugir à saturação.
Para fazer um balanço do desempenho das ações de marketing, o Google lançou uma edição especial do seu ranking YouTube Ads Leaderboard tendo apenas o futebol como tema. Os dados levam em consideração campanhas veiculadas entre 1º de janeiro e 13 de julho de 2014. Confira a seguir os vídeos apontados pela pesquisa como os mais assistidos:
1. Head & Shoulders – Joel’s Tálqui Show
Com o mais impagável dos garotos-propagandas, a Head & Shoulders recebeu o mais ilustre dos convidados. Joel Santana “entrevista” Pelé para um talk show 50% em português e 50% em inglês.
Visualizações: 19,197 milhões
2. Itaú – Mostra tua força Brasil
O Itaú escolheu o rock como influência em sua música Mostra Sua Força Brasil, cantada em comerciais por Paulo Miklos e Fernanda Takai. Os compositores Simoninha e Jairzinho assinam a canção. A campanha do banco patrocinador da CBF e da FIFA é produzida pela agência Africa.
Visualizações: 17,705 milhões
3. Fiat – Vem pra festa, vem
O slogan “Vem Pra Rua” cedeu espaço para o “Festa na Rua”, em música interpretada por Hebert Vianna e Negra Li. Segundo a marca, que não tem cotas de patrocínio da FIFA ou da seleção, o objetivo é promover a rua como o palco principal da celebração brasileira na Copa. A composição é de Jair Oliveira.
Visualizações: 13,584 milhões
4. Vivo – Me Liga #TAMOCONECTADO
Hulk, David Luiz e Bernard interpretam uma versão do pagode Telegrama, do grupo Exaltassamba, nesse vídeo da Vivo para a Copa do Mundo. Segundo a marca: “Existem 3 coisas que os nossos craques adoram: futebol, samba e celular”. A criação é da África.
Visualizações: 13,550 milhões
5. Nike Futebol – Quem Ganha Fica
Se um adolescente pudesse convocar o time dos seus sonhos na Copa, quem ele chamaria? A Nike concretizou isso e mais um pouco na campanha “Quem Ganha Fica”, mostrando a maior pelada de todos os tempos – com direito a Hulk (dos quadrinhos) e Anderson Silva. A criação é da Wieden+Kennedy.
Visualizações: 10,213 milhões
6. Visa – Unidos Pela Rivalidade
A Visa criou um time ilustre de torcedores – um par de ganhadores do prêmio Nobel e personalidades políticas importantes – para mostrar que a paixão do futebol é universal. A assinatura é da AlmapBBDO.
Visualizações: 10.001 milhões
7. Vivo – Surpresa em uma Loja
A marca preparou uma surpresa para os consumidores que chegaram à loja da Vivo em um shopping de São Paulo em abril deste ano. No vídeo ficaram registradas as reações das pessoas quando encontram ninguém menos que o técnico Felipão. A criação é da África.
Visualizações: 9,321 milhões
8. Bom Negócio – Poltrona Maradona
A “mala” que faltava. Antes da Copa do Mundo, Maradona entrou na lista de garotos-propaganda do site Bom Negócio.com, cujas campanhas incentivam o público a se livrar de problemas e chatices. No papel de uma poltrona, o ex-jogador de futebol tirou o sossego de torcedores brasileiros com gritos animados de “Argentina! Argentina!”. A criação é da NBS.
Visualizações: 6,840 milhões
9. Claro – O craque, por Nelson Rodrigues
A marca, patrocinadora pessoal de Neymar, aproveitou uma crônica escrita em 1962 pelo escritor Nelson Rodrigues para homenagear o atacante. “Dê-lhe uma boa vaia, e ele faz milagre aos borbotões. Feliz é o povo que na vaga de um gênio põe outro gênio. E que sorte a nossa termos um craque assim”, narra o texto. A criação é da Ogilvy.
Visualizações: 6,727 milhões
10. Visa – Restaurante
Zinedine Zidane escolheu o pior lugar do mundo para assistir ao clássico Itália e França neste comercial. Enquanto seu time do coração estiver equilibrado com o italiano, a paz está garantida. Na hora do desempate, no entanto, tudo pode mudar. A criação é da AlmapBBDO.
Visualizações: 6,509 milhões
Por: Exame
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