A Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendou ao Instituto FSB Pesquisa um estudo para entender os impactos da pandemia na renda e no comportamento de compra dos brasileiros.
Em uma das perguntas, os entrevistados compararam os gastos atuais em diversos segmentos com o valor que pretendem gastar depois do isolamento social, quando não houver mais restrição de circulação nem de abertura do comércio. Apesar de 4 em cada 10 brasileiros terem perdido poder de compra desde o início da escalada do novo coronavírus, algumas categorias devem se manter em alta.
Produtos de Limpeza
Entre os produtos vendidos em supermercados, os itens de limpeza tendem a seguir com alta procura: 21% pretendem aumentar os gastos 66% devem manter os gastos atuais – que já está acima da média anterior à pandemia. Apenas 13% têm intenção de diminuir gastos com as categorias desse departamento.
Shampoo e creme dental
As categorias de oral care e cuidados com o cabelo também devem se manter em alta. De acordo com a pesquisa, 20% dos consumidores vão aumentar os gastos e 72% manterão as compras atuais, enquanto somente 7% pretendem ser mais econômicos com esses produtos.
Alimentos
Em relação à compra de alimentos nos supermercados, 20% devem aumentar os gastos, 65% pretendem manter e apenas 15% terão de reduzir valores no pós-Covid-19.
Por outro lado, os impactos podem ser sentidos em dois segmentos com bastante procura no varejo alimentar. Um deles é o de bebidas alcoólicas, em que 24% revelam intenção de diminuir gastos e apenas 11% de aumentá-los. A maioria (65%), no entanto, deve manter os valores desembolsados atualmente. O outro caso é o de alimentos prontos, em que 39% reduzirão gastos, enquanto apenas 10% pretendem elevar as compras. Mesmo assim, a metade dos consumidores não mudará o comportamento atual nesse segmento.
Por: S/A Varejo
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