Pesquisa sobre o comportamento do consumidor nas farmácias apontou que 62,6% consumidores compraram pelo menos um genérico ao longo do último ano. Segundo levantamento feito pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa, em parceria com a Unicamp, 25% compraram apenas genérico. O levantamento foi feito com 4.000 consumidores de farmácias nas ruas de todo o País, após efetuarem suas compras em farmácias.
Os medicamentos de marca foram comprados por 63,9% dos consumidores e 24,4% compraram apenas esses produtos. Já os não medicamentos participaram de 23,4% das cestas de compras e apenas 4,6% compraram apenas essa categoria nas farmácias. O gasto médio por compra ficou em R$ 54,01, segundo o levantamento.
O preço foi o principal motivo para a escolha desses medicamentos. Dos entrevistados, 75,4% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços. Outros 14,9%apontaram a localização como fator importante para a escolha. Além desses fatores, foram considerados também: o estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%), a facilidade de estacionar (0,9%) e o bom atendimento (1,1%).
“Essa pesquisa vem se mostrando uma ótima ferramenta de apoio na tomada de decisões, retratando de forma real o comportamento dos consumidores nos agrupamentos de farmácias de cada região. É imprescindível dispor de dados para estruturar os melhores rumos a serem tomados”, avalia Edison Tamascia, presidente da Febrafar.
Essa foi a quinta edição da pesquisa que busca uma análise do perfil de consumo e que desta vez também buscou analisar os reflexos da pandemia para os frequentadores de farmácias.
Por: Mercado & Consumo
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