Estudo constata que a maioria dos consumidores de lojas de material de construção e home centers são do sexo masculino e que a preferência é pelo atendimento personalizado
O POPAI Brasil acaba de concluir a pesquisa “Comportamento do Consumidor em Lojas de Materiais de Construção e Home Centers”, que envolveu 1.950 entrevistas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Elaborado com o objetivo de conhecer melhor o comportamento do consumidor no ponto-de-venda desses estabelecimentos, o estudo avaliou, entre outros temas, o grau de influência das ações de merchandising e do material promocional do PDV nas decisões de compra. O trabalho de campo foi conduzido de janeiro a abril de 2009 pela TNS Research International, líder mundial no segmento de pesquisas Ad Hoc. A metodologia seguiu os padrões internacionais POPAI – The Global Association For Marketing At Retail, que envolve duas etapas principais, os períodos pré e pós-compra.
O estudo constatou que, em relação ao perfil profissional, os compradores de material de construção são, em sua maioria, do sexo masculino. Porém, ao analisar o perfil dos consumidores finais, observou um equilíbrio entre ambos os sexos. Revelou, também, que os consumidores têm preferência pelo atendimento com vendedores e isso se aplica tanto ao perfil consumidor final quanto ao profissional. Esse dado demonstra que o canal de construção brasileiro ainda está muito distanciado do sistema de auto-serviço. O fato pode ser explicado pela natureza dos itens vendidos, uma vez que, grande parte exige explicação técnica e garantia de recomendação de profissionais que conhecem as categorias.
Outro resultado extraído do estudo é o alto o índice de efetivação de compra nesses canais: apenas 25% dos entrevistados saíram da loja sem comprar nenhum item. Percebeu-se também, que os consumidores domésticos são mais suscetíveis às compras de impulso do que os profissionais, principalmente pelo fato destes últimos terem maior familiaridade com as categorias e, portanto, maior planejamento e foco no momento da compra.
Indicadores do levantamento mostram, ainda, a necessidade de a indústria trabalhar de forma mais efetiva os materiais de merchandising para que possa cumprir o papel de informar e, especialmente, de converter consumidores eventuais em clientes fidelizados.
Fonte: Falando de Varejo
Leave A Comment