Os brasileiros com mais de 60 anos já representam cerca de 10% da população adulta do País. Têm renda média de R$ 866 e um potencial de consumo de mais de R$ 7,5 bilhões, conforme pesquisa da Consultoria Indicador GFK, divulgada em 2007.
Graças a benefícios como esse e aos avanços da medicina, essa parcela da população não é mais a mesma. Além de seus interesses, desejos e estilos de vida estarem mudando, esse público torna-se cada vez mais independente e consciente sobre como e o que consumir.
Outra característica positiva para o varejo e a indústria é o fato de serem fiéis a marcas. Também reagem bem a ofertas de produtos, criam um vínculo forte com a loja e seus funcionários, são bons pagadores e têm tempo de sobra para fazer compras.
Apesar disso, ainda são poucas as empresas que apostam nesse nicho de mercado. Tanto é que os idosos brasileiros ainda sofrem com a falta de produtos e serviços especialmente desenvolvidos para suprir suas necessidades.
E por que não sair na frente e atender esse nicho? Essa é uma boa maneira para elevar o tíquete médio da sua loja. Segundo Marcos Morita, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, depois da farmácia, o supermercado é o lugar onde os idosos gastam mais.
E não pense que agradar esses clientes é difícil. “Eles só querem ser bem tratados e encontrar tudo o que precisam na loja com facilidade”, explica Morita. A seguir, veja algumas dicas para você e sua equipe. Com elas, aumentam as chances de se tornar referência no atendimento às pessoas com mais de 60 anos.
Fonte: Supermercado Moderno
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