Uma pesquisa da Nielsen mostra que 63,2% dos brasileiros consomem algum alimento ou bebida enquanto assistem jogos esportivos na televisão. Entre os homens, o percentual é mais elevado, de 65,8%, contra 60,1% das mulheres.
Refrigerante e cerveja são os produtos mais consumidos nessas ocasiões. O primeiro foi citado por 50,5% das mulheres e 40,4% dos homens. Já a cerveja tem predominância masculina: foi citada por 45,8% dos homens, e por apenas 23,7% das mulheres. Pipoca (46% das mulheres e 24,3% dos homens) e salgadinho (22,6% das mulheres e 21,2% dos homens) também foram bastante citados.
A frequência de consumo de produtos durante os jogos aumenta conforme sobe o nível de renda. Na classe A, 69,5% responderam afirmativamente. Na B, 65,2%. Na C e na D, 62,2% e 60,8%, respectivamente. Em todas elas, a ordem dos mais citados é: refrigerante, cerveja, pipoca e salgadinho.
Considerando as faixas etárias, jovens entre 16 e 24 anos consomem mais refrigerante, e, dessa idade em diante, a cerveja passa a aparecer em primeiro lugar. Em todos os grupos etários, pelo menos, 58% comem e bebem durante as partidas.
O levantamento da Nielsen visa a preparação para a Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016. Espera-se que as ocasiões possam elevar o consumo de várias categorias. Na África do Sul, que sediou a Copa de 2010, em uma das cidades-sede o consumo de cerveja e salgadinho subiu 19,1% e 14,1%, respectivamente, em relação ao ano anterior.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment