15 marcas que fizeram faxina na imagem em 2014

Confira o antes e depois das empresas que aproveitaram para mudar de visual neste ano (até agora).

Na última sexta-feira, o SBT anunciou o lançamento de uma nova identidade visual, como parte da celebração dos 33 anos da emissora.

Foi a última empresa a engrossar uma longa lista de renovações de imagem que aconteceram em 2014, e incluem marcas como Nescafé, Visa, Cadillac e Correios.

As mudanças muitas vezes representam reposicionamentos para novas realidades de mercado. Em outras ocasiões, são apenas ajustes de estilo, seguindo a tendência de design que abre mão de sombras e efeitos de profundidade.

Confira, a seguir, as marcas que renovaram seu visual em 2014 – até agora.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-2

Nescafé

Em junho, Nestlé apresentou um novo posicionamento do produto, que em seus mais de 70 anos de história, pela primeira vez, terá identidade visual unificada nos 180 países onde é vendido, incluindo o Brasil. A CBA é a agência responsável pelo novo design e pelas novas embalagens. Também foi criado um novo slogan global: “Tudo começa com um Nescafé”.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-3

Visa

Ainda em janeiro, a Visa transformou sua imagem. A reforma retirou a dobra amarela na ponta do “V”, e o nome ganhou um gradiente em azul. Segundo a empresa, as mudanças fazem parte de seu novo posicionamento, que agora vai utilizar a assinatura “Everywhere you want to be” (Em todos os lugares que você quiser estar).

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-4

Reebok

Em março, a Reebok anunciou o lançamento de um novo logotipo, o Rebook Delta. A alteração reforça a mudança de foco e reposicionamento da marca, que agora é o fitness. O novo símbolo está presente em tênis e produtos de corrida, ioga e dança. A meta é revitalizar a marca, que estava vulnerável há anos, após ter perdido espaço para as rivais Nike e Puma.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-5

Correios

Anunciada em maio, a nova marca dos Correios mostra duas setas associadas, uma amarela e outra azul, cada uma indicando um sentido. Nas palavras da estatal, o desenho simboliza a “poderosa capacidade de conectar pessoas”. O projeto, incluindo divulgação e troca de letreiros, custou R$ 42 milhões. A criação é da agência Master Roma Waiteman.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-6

Netflix

A Netflix mudou o visual em junho, dando adeus ao seu logo branco, preto e vermelho. No lugar, um desenho de estilo mais limpo, com letras vermelhas em fundo branco. A estreia da segunda temporada de Orange is The New Black foi escolhida para marcar a mudança, que incluiu um redesign da interface do acervo de séries e filmes.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-7

Paypal

Pela primeira vez desde 2007, o serviço de pagamentos online refurmulou seu design. A nova marca, anunciada em abril, foi feita tendo em mente celulares e o crescimento dos pagamentos mobile. “O novo visual procura refletir a simplicidade, a conveniência e a segurança garantidas pelo serviço”, afirmou a empresa em comunicado. A criação é do estúdio de design fuseproject.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-8

Netshoes

A Netshoes anunciou visual novo em fevereiro deste ano, como parte de um processo de modernização da marca. Segundo o e-commerce, o objetivo foi criar a imagem de uma empresa global e dinânica. A mudança incluiu nova tipografia e ausência de slogans. O resultado foi definido após um ano de estudo de branding realizado em parceria com a consultoria Interbrand.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-9

Cadillac

A marca de carros de luxo perdeu sua coroa de louros em janeiro. O ornamento central foi repaginado para uma versão mais longa e mais baixa, mas suas cores internas (azul, vermelho, dourado e preto) permaneceram. A última alteração de identidade visual havia acontecido em 1999.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-10

Airbnb

Fundada em 2008, a startup de aluguel de quartos, apartamentos e casa pela internet mudou de visual no meio de julho. Batizado de Bélo, o novo logotipo é classificado pela empresa como “o símbolo universal do pertencimento”. A assinatura do projeto é do DesignStudio, de Londres.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-11

SBT

Para marcar seu aniversário de 33 anos, o SBT anunciou uma nova identidade visual. Com efeitos 3D e um slogan formado pela hashtag #Compartilhe, a mudança representa uma busca por juventude, diz a empresa. A criação é assinada pela agência Publicis Brasil e irá ao ar a partir de 18 de agosto.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-12

Globo

A icônica identidade visual da emissora foi alterada para marcar o aniversário de 50 anos da empresa. Seu exterior cinza metálico foi trocado pela cor branca, e o colorido da tela interna da esfera foi mantido. O novo visual foi apresentado no programa “Vem Aí”, em março deste ano.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-13

Black & Decker

Tradicional marca do setor de ferramentas e eletrodomésticos, a empresa passou por sua mudança mais radical. No nome, o & deu lugar a um sinal de mais, e a grafia nova é “Black+Decker”. O símbolo hexagonal, presente desde 1921, desapareceu. O projeto é da Lippincott.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-14

Lipton

Para acompanhar seu novo posicionamento global, uma das líderes mundiais do mercado de chás apostou num visual mais clean. O novo desenho centralizou o nome da marca, que ficava no canto direito do logotipo. A mudança incluiu a assinatura “Be More Tea”, para incentivar os consumidores a terem hábitos de alimentação mais saudáveis.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-15

Google

Sem aviso, o Google fez uma alteração quase imperceptível em seu logotipo em maio. A alteração moveu a letra “g” interna um pixel para a direita, enquanto a letra “l” deslizou um pixel para baixo e também para a direita. Segundo porta-voz do Google, a mudança ocorreu para certificar que ele apareça nitidamente, independente da resolução de tela.

.

.

15-marcas-que-fizeram-faxina-na-imagem-em-2014-16

Cachaça 51

Em abril deste ano, a cachaça 51 passou a ser distribuída numa nova embalagem, com logotipo atualizado. Segundo a empresa, o objetivo é aproveitar o crescimento do mercado de destilados para buscar sofisticação. A campanha de divulgação foi assinada pela Loducca.

.

Por: Exame

By | 2017-05-28T10:10:05-03:00 28 julho, 2014|Categories: Design, Embalagem, Marca, Marketing Digital, Mercado|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme