39% dos brasileiros aceitam ser rastreados por aplicativos, de acordo com guia da Adjust

Pesquisa feita em parceria com o TikTok mostrou que usuários do iOS 14.5+ têm a maior taxa de opt-in

O lançamento da função anti-rastreamento (ATT) da Apple para o iOS 14.5 pode afetar diretamente os aplicativos, visto que é uma mudança na política de privacidade e coleta de dados que exige que os profissionais de marketing móvel solicitem o consentimento dos usuários para rastrear sua preferências. Ou seja, o usuário precisa permitir essa ação – realizando o opt-in no próprio app. Para os profissionais do segmento no Brasil, essa não é uma notícia tão preocupante, visto que o país é o terceiro do mundo com a maior taxa de opt-in (39%), ficando atrás apenas da Indonésia (50%) e da Tailândia (42%). Em termos comparativos, a menor taxa foi da Alemanha (17%).

Foi o que mostrou o guia “Como ter sucesso no iOS 14.5+ com a Adjust e o TikTok”, feito pela Adjust e o TikTok. Quando se trata da utilização dos sistemas operacionais em todo o mundo, a Apple conta com um market share de 17,46%, de acordo com dados levantados até junho deste ano. 

No Brasil, este é um mercado ainda tímido, porém, o iOS é o segundo sistema mais utilizado do país em aparelhos mobile. Além disso, a maioria dos usuários já adotou as versões 14.5+ em seus dispositivos.    

Segundo Katie Madding, Chief Product Officer da Adjust, “a implementação do iOS 14.5+ levantou perguntas sobre o futuro da aquisição de usuários e da atribuição no mercado de marketing mobile. No entanto, os dados mostram que o impacto não foi tão negativo quanto o esperado. Os anunciantes podem continuar crescendo e mantendo a confiança do consumidor quando adotam uma postura de marketing mobile voltada à privacidade e, ao mesmo tempo, apoiar soluções líderes no mercado que beneficiam todos os aspectos do ecossistema de aplicativos”. 

Veja alguns inisghts apresentados:

Uma mudança nos custos com anúncios menor que o esperado do iOS para o Android. Às vésperas do lançamento do iOS 14.5, os custos com anúncios para o iOS caíram de 41% para 38% em abril de 2021. Esse número continuou a cair ao longo de 2021, chegando a pouco mais de 30% entre julho e outubro, antes de voltar a 34% em abril de 2022.

Um aumento nas taxas de opt-in de 2021 a 2022, o que implica em um número crescente de usuários que entendem os benefícios de se fazer o opt-in e em marcas e profissionais de marketing que estão fazendo um bom trabalho em apresentar esses benefícios a seus clientes. Comparado às previsões iniciais, em que as taxas de opt-in ficavam apenas em 5%, elas estão agora bem acima de 30%. 

Opt-in por vertical: A categoria de gaming registrou uma média de 31% no segundo trimestre de 2022 e os jogos hipercasuais chegaram a registrar 39%.

guia da Adjust e do TikTok para o iOS 14.5+ traz informações sobre diferenças por região ou mercado de apps que ajudam a criar estratégias mais bem informadas ou comparar o que está funcionando em um país e não em outro. O novo guia também mostra uma mudança nos custos com anúncios entre o iOS e o Android após a implementação do App Tracking Transparency (ATT), além de insights sobre a privacidade de usuários para profissionais de marketing. 

O relatório reúne ainda dicas sobre como conseguir o opt-in, insights sobre a mensuração de valores de conversão e as práticas recomendadas para campanhas lançadas nesta era que está cada vez mais seguindo na direção da privacidade do usuário. O guia também inclui várias dicas e recomendações para criar campanhas no TikTok, como a configuração ideal de contas no iOS 14.5+, a melhor abordagem para grupos de anúncios e soluções para otimização.

Por: Mundo do Marketing

By | 2022-09-25T19:07:56-03:00 01 setembro, 2022|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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