A atenção como moeda de mercado

A edição de maio do Data Stories, conteúdo temático produzido mensalmente pela Kantar IBOPE Media, explora os desafios das marcas no processo de comunicação para encontrar seu público-alvo em suas diferentes campanhas cross mídia e os impactos da atenção (ou falta dela) para a publicidade.

Nunca se produziu tanto conteúdo quanto agora, assim como nunca foi tão fácil ter acesso à informação. Hoje, é difícil estabelecer fronteiras entre diferentes mídias, já que todas se complementam e interagem entre si. Nossos estudos indicam que a tendência é o aumento de consumo de mídia: mais tempo e em mais lugares.

Fonte: Kantar IBOPE Media | Instar Analytics | Total Ligados | Indivíduos | ATS 2019 x ATS 2020
Kantar IBOPE Media | Pesquisa Adhoc Rádio | Total Ouvintes | 13 RMs
Kantar IBOPE Media | Target Group Index Flash Pandemic

“Não à toa, houve um aumento considerável de marcas anunciantes nos últimos quatro anos, de 82.147 em 2017 para 95.295 em 2020. No entanto, a nossa capacidade de assimilar conteúdo não acompanha essa produção. Conquistar o olhar do público é um desejo para marcas e produtores de conteúdo”, explica Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.

Em 5 anos, o percentual de pessoas que sempre prestam atenção à publicidade caiu 16%.

Kantar IBOPE Media | Target Group Index
*Os anos indicados no gráfico se referem aos períodos de entrega das respectivas bases de dados do Target Group Index
2016: Y16w2+Y17w1 (Fev15-Jan16) / 2020: BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s

Além do contato com as marcas encontradas nos meios e na publicidade, as pessoas ainda convivem com outras fontes de informação, como amigos, familiares e experiências anteriores com a marca. Em média, cada pessoa usa 2,4 fontes de informação para decidir sobre uma compra. Em 2016, esse número era 2,2 em média.

“Em um cenário amplo de informação e mídia, marcas e anunciantes precisam se atentar a alguns pontos chaves para conquistar a atenção do consumidor: contexto no qual a publicidade é exibida; eficácia da mensagem passada, para que não seja muito repetitiva, e resiliência para gerar interesse nos consumidores após contato com as informações sobre a marca”, comenta Adriana.

Dados do estudo Dimension em 2020 mostram que 63% dos consumidores conectados preferem ver publicidade em plataformas que eles apreciam (contexto), 74% disseram ver várias vezes o mesmo anúncio e que é muito repetitivo (eficácia) e 53% buscam na internet as marcas que veem anunciadas (resiliência).

Por: Kantar Ibope Media

By | 2021-06-06T10:58:28-03:00 12 maio, 2021|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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