A geração Z e o interesse por novos canais de compra

Estudo desenvolvido pela consultoria Accenture mostra quais são os hábitos e demandas da geração Z quando o assunto é compra. Os resultados surpreendem.

Um pouco mais jovem do que são os Millennials, a geração Z demanda ainda mais tecnologia e conexão. Esse grupo, que está à procura de ferramentas digitais avançadas do que o habitual, gera imensos desafios para a sociedade, uma vez que ainda está se inserindo no mercado de consumo e prestes a começar a trabalhar.

É fundamental, então, que a geração Z seja compreendida pelas empresas. Para colaborar com esse desafio, a Accenture realizou uma pesquisa global que avalia diversos aspectos da vida do consumidor jovem.

No estudo, a consultoria descobriu que esses jovens se interessam por tecnologias que permitem, por exemplo, a compra diretamente por meio de plataformas sociais visuais, incluindo YouTube, Facebook, Instagram e Snapchat – e isso é um grande desafio para o e-commerce.

Nesse sentido, a Accenture mostra que as mídias sociais estão se tornando um importante canal de compras diretas para a Geração Z, com 69% interessados em comprar diretamente via mídia social. Além disso, 44% citam as mídias sociais como uma fonte popular de inspiração de produtos e 37% aumentaram o uso de mídias sociais para a tomada de decisões de compra no último ano.

A geração Z

Considerando essas descobertas, uma das conclusões da Accenture é que se torna imperativo que os varejistas repensem e redefinam suas capacidades e métodos de compras digitais. “As mídias sociais surgiram como uma verdadeira revolução para atingir os compradores da Geração Z, que são nativos digitais”, defende Jill Standish, diretora executiva sênior da prática da Indústria de Varejo da Accenture.

“Para ter sucesso neste mundo cada vez mais digital, os varejistas devem entender as expectativas, os círculos de influência e os comportamentos dessa geração, especialmente seus hábitos de uso de mídias sociais e como eles diferem da Geração Y. Se eles estão gastando seu tempo em plataformas sociais, este é o local onde eles querem adquirir seus produtos”.

Novos métodos

A pesquisa também revelou que os consumidores da Geração Z estão interessados em novos métodos de compras. Quase três quartos (73%) deles têm interesse em ofertas de assinatura com curadoria para moda e 71% apreciam programas de reabastecimento automático, com uma maioria esmagadora disposta a transferir mais de metade de suas compras para um varejista que ofereça esse serviço.

Além disso, 38% estão dispostos a experimentar pedidos ativados por voz, enquanto 25% estão ansiosos para utilizar esse recurso e 10% declaram que já o fazem. No Brasil, 44% da Geração Z está interessada em adquirir peças de moda por voz – como “Alexa” – o mesmo que a parcela mais jovem da Geração Y e um pouco mais que os mais velhos da Geração Y (35%).

O estudo

Feito com base em entrevistas com quase 10 mil consumidores em 13 países, o estudo examina as atitudes e expectativas das gerações Y e Z durante a atividade de compra, revelando hábitos e preferências distintos. A Accenture entrevistou 9.750 pessoas de 13 países, de seis continentes, que fizeram compras on-line e em lojas nos três meses anteriores à pesquisa, realizada em outubro e novembro de 2016.

Os entrevistados foram selecionados e avaliados pela ESOMAR, que seguiu rígidas diretrizes internacionais para pesquisa de mercado. Para serem incluídos na pesquisa, os entrevistados deveriam ter comprado tanto online quanto em lojas físicas em, pelo menos, uma das seguintes categorias de varejo: vestuário, eletrônicos, produtos alimentares, produtos para o lar, e saúde e beleza. Todos os compradores também confirmaram que eles acessam a internet e usam seus smartphones regularmente.

Os entrevistados têm origem nos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, África do Sul, Espanha, Suécia, Estados Unidos e Reino Unido. Pertencem a uma de três faixas etárias: Geração Z (18 a 20 anos); Geração Y mais jovem (21 a 27 anos) e Geração Y mais velha (28 a 37 anos). Cada um desses três grupos etários representou aproximadamente um terço de todos os entrevistados.

Por: Conarec

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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