Apaixonados? Brasileiros pretendem gastar mais com presentes no Dia dos Namorados

Pesquisas mostram que um a cada três namorados e namoradas vão gastar mais de R$ 500 em presentes para a data

Uma das datas mais importantes do varejo nacional, o Dia dos Namorados já começa a movimentar as vendas neste início de junho. E os apaixonados pretendem investir mais em presentes para a data comemorativa do que no ano passado, é o que aponta uma pesquisa do Mercado Pago, que ainda indica que os parceiros estão botando fé no futuro da relação: a maioria dos entrevistados pretende parcelar os presentes em até 3x.

“Dos brasileiros que pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, 75% afirmaram que vão gastar mais neste ano, enquanto 18% devem gastar o mesmo valor do que em 2022. Acreditamos que esse aumento no ticket médio tenha relação com a elevação nos preços dos produtos e com o tipo dos itens escolhidos, como eletrônicos e celulares”, conta Ignácio Estivariz, Head de Banco Digital do Mercado Pago no Brasil.

Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 23 bilhões no varejo e em serviços, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offerwise.

De acordo com o levantamento do Mercado Livre, 34% vão gastar mais de R$500 em presentes para o Dia dos Namorados. “O valor que os brasileiros estão dispostos a investir nesta data comemorativa é superior ao do Dia das Mães, quando constatamos, também por meio de pesquisa, que 34% pretendiam gastar entre R$100 e R$300”, comenta o executivo.

Ainda sobre valores de presentes no Dia dos Namorados, 32% dos pesquisados disseram que devem investir entre R$100 e R$300 e 22% devem gastar entre R$300 e R$500. Apenas 12% afirmaram comprar presentes de no máximo R$100 em presentes para o Dia dos Namorados.

Quanto os brasileiros pretendem investir em presentes:

Acima de R$ 1000                  15%
Entre R$ 500 e R$ 1000       19%
Entre R$ 300 e R$ 500         22%
Entre R$ 100 e R$ 300         32%
Até R$ 100                                12%

O levantamento mostra que a categoria de presentes que engloba perfumes, cosméticos e maquiagem é justamente uma das mais procuradas, sendo a opção de 31% das cerca de 99,7 milhões de pessoas que pretendem presentear – atrás apenas das roupas, apontada como opção de 41%.

No Mercado Livre os itens de moda continuam a ser os preferidos para presentear a pessoa amada (28%), seguidos por produtos de beleza (16%) e celulares (14%).

Presentes mais populares para o Dia dos Namorados:

Moda                                    28%
Beleza                                   16%
Celulares/ telefone            14%
Eletrônicos                           8%
Casa, móveis e decoração  3%
Eletrodomésticos                3%
Itens de informática            1%
Outros                                  27%

cartão de crédito continua sendo a forma de pagamento preferida para comprar os presentes do Dia dos Namorados. “Outro dado importante, que mostra que o brasileiro está disposto a não se endividar, é que 81% dos entrevistados disseram que se tivessem desconto no valor das compras, escolheriam o Pix como meio de pagamento”, destaca Estivariz.

Fast Shop, por exemplo, decidiu oferecer condições exclusivas para pagamento via Pix, que tem superado pagamentos via cartões de crédito.  “Entendemos que os fatores decisórios na hora da compra vão além da oferta de produtos. Atendimento de excelência, condições de pagamento variadas e o tempo de entrega também fazem a diferença, por isso o nosso modelo de negócio coloca o cliente e suas necessidades no centro das operações, destaca Eduardo Salem, diretor marketing e canais digitais da Fast Shop, sobre as estratégias da companhia para a data.

Forma de comprar o presente de Dia dos Namorados:

Em até 3 vezes         39%
Em até 6 vezes         13%
Em até 12 vezes         6%
Não vão parcelar     42%

Por: Cecília Delgado, Consumidor Moderno

By | 2023-09-04T17:04:09-03:00 06 junho, 2023|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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