Audiência dos blogs no Brasil

60 milhões de brasileiros lêem blogs mensalmente (ComScore) e a rede de sites afiliados à boo-box contempla 56% dessa audiência, com mais de 34 milhões de usuários únicos por mês em 50 mil sites, sendo 15 mil blogs.

As informações desta pesquisa ajudam produtores de conteúdo, publicitários, marketeiros, empresários e demais profissionais que trabalham com mídia no Brasil. Queremos fortalecer a confiança dos nossos anunciantes nas mídias sociais e deixar mais claro o potencial desse meio, para as marcas que já atuam neste mercado e para as que começarão a investir.

.

Tecnologia

Desde 2008 a boo-box desenvolve tecnologia proprietária de segmentação comportamental (behavioral targeting). Monitorando o comportamento do usuário podemos traçar um perfil da audiência, inferindo características de comportamento relacionadas à idade, escolaridade, sexo e assuntos[bb] de interesse, assim como informações precisas quanto à localização geográfica, equipamento de acesso à Internet[bb], horários de navegação, sites mais visitados entre outros dados relevantes.

O constante monitoramento dessas informações permite gerar, de forma anônima, perfis de comportamento para cada um dos 34 milhões de visitantes da rede boo-box. O sistema agrupa a audiência segundo traços característicos à idade, gênero, assuntos de interesse, escolaridade e faixa de renda de usuários de Internet, permitindo que veiculemos anúncios segmentados para cada indivíduo.

Localização da audiência nos estados brasileiros

Os estados da região sudeste representam mais de 60% da audiência, com São Paulo tendo 36,3% da audiência nacional de blogs, Rio de Janeiro com 12,7%, Minas Gerais com 8,5% e Espírito Santo com 3%. Fora da região Sudeste, a unidade da federação mais relevante na audiência de blogs é o Paraná, com 7,2% da audiência.Comportamento feminino e masculino

A tecnologia da boo-box[bb] é capaz de detectar padrões de atividade ligados ao gênero, criando perfis de comportamento para os 34 milhões de visitantes da rede. 59% dos visitantes apresenta hábitos de navegação característicos de audiência feminina. Para esta parcela com comportamento típico feminino, é recomendado exibir conteúdo e publicidade[bb] focada em mulheres, gerando assim melhor experiência para os usuários.

Comportamento ligado a faixas etárias

A audiência de blogs no Brasil tem comportamento predominante de jovens[bb] e adultos, com 81,1% da visitação com hábitos de pessoas na faixa de 18 a 34 anos. No entanto, a audiência das outras faixas etárias é bastante expressiva, com mais de 100 milhões de visitas geradas por usuários com comportamento infantil e adolescente[bb] e quase 50 milhões de visitas por pessoas com comportamento característico de pessoas com 50 anos de idade ou mais.

Comportamento de níveis de escolaridade

93,3% da audiência de blogs no Brasil é formada por usuários com comportamento de alta escolaridade, sendo que 55,5% apresenta hábitos de navegação de pessoas com ensino superior e 37,8% com ensino médio.Assuntos de interesse da audiência dos blogs no Brasil

Entretenimento, tecnologia e esporte são os principais interesses da audiência de blogs no Brasil, juntos estes temas foram responsáveis por 96% da visitação no primeiro trimestre de 2011. Os outros temas monitorados – Moda, Cultura, Automotivos, Gastronomia e Negócios – são também bastante relevantes numericamente, com quase 84 milhões de visitas e alto poder de influenciar a audiência que busca por estes assuntos.

Conclusões

A audiência dos blogs no Brasil já corresponde a 60 milhões de pessoas por mês e se mostra significativa para atingir os mais variados perfis de consumidores.

Os dados mostram a alta pulverização da audiência nos estados brasileiros, mesmo com a maior concentração na região sudeste. Os temas Entretenimento, Tecnologia e Esporte têm mais visitação, mas percebemos a alta relevância de temas como Moda, Cultura, Automotivos, Gastronomia e Negócios, com quase 84 milhões de visitas no trimestre e alto poder de influenciar o leitor.

Essa heterogeneidade de perfis da audiência contribui para que os blogs alcancem diferentes grupos da população online brasileira, hoje com mais de 80 milhões de pessoas. Neste cenário fica clara a importância dos ad networks como a boo-box, que segmenta e classifica o público de 50 mil sites para exibir anúncios mais interessantes para o usuário; melhorando a experiência online de uma audiência de 34 milhões de pessoas no Brasil, gerando melhor rentabilidade pra 20 mil publishers e mais retorno sobre o investimento para anunciantes e agências de publicidade[bb].

Fonte: boo-box

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-24T14:13:56-03:00 13 junho, 2011|Categories: Redes Sociais|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme