Baby Boomers: a geração que mais cresce nas redes sociais

As empresas estão preparadas? Estudo mostra que há um aumento significativo da presença de adultos com 65 anos ou mais nas principais redes sociais do Brasil

Engana-se quem ainda acredita que internet e redes sociais são “coisas das novas gerações”. O estudo Beyond Age, relatório global produzido pela divisão de mídia da Kantar com dados do Target Group Index, mostra que há um crescimento da presença de adultos com mais de 65 anos nas mídias digitais. Inclusive, os maiores aumentos percentuais de público dentro das redes sociais, entre 2015 e 2022, aconteceram nessa faixa etária.

Os números são muito significativos. No Facebook, por exemplo, o crescimento do público de 65+ foi de 225%, no Youtube de 886%, no Whatsapp de 707% e no Instagram de 4937%. Quando olhamos para a representatividade desse público dentro das redes, o crescimento também fica evidente. No Facebook, a proporção de adultos com mais de 65 anos subiu de 2% para 7% nesses sete anos. No mesmo período, a representatividade do grupo entre 12 e 19 anos caiu de 22% para 11% e a de usuários de 20 a 24 anos passou de 14% para 11%.

O estudo também mostra que para cada usuário adicional entre 12 e 19 anos que acessou o Facebook de 2015 a 2021, foram mais de sete usuários adicionais entre 65 e 75 anos navegando pela plataforma. Os dados apontam para uma mudança significativa nos perfis etários dos consumidores de diferentes redes sociais e para uma nova percepção do público online, já que os “mais velhos” agora são parte do mainstream de consumo.

É válido destacar que os resultados vão de encontro com os grandes saltos de comportamento da sociedade, e servem como mais uma forma de alertar as empresas de onde encontrar os consumidores e como se comunicar com os clientes. Ou seja, a mudança de comportamento das gerações, impactam em uma nova forma de ditar o mercado.

Insights a partir da idade do consumidor

Além do uso da internet e das redes sociais, olhar para a idade do consumidor pode trazer outros insights sobre o comportamento deles e mensurar suas atitudes. Segundo o estudo Beyond Age, os brasileiros se tornam mais contrários a correr riscos ao longo do tempo. 54% das pessoas entre 25 e 34 anos está disposta a correr riscos, contra 33% do público entre 55 e 65 anos.

Quando o assunto é renda, por sua vez, os resultados são bastante similares em todas as faixas etárias. 58% dos brasileiros de 25 a 34 anos concordam com a frase “Como eu gasto meu tempo é mais importante que o dinheiro que ganho”. Entre o público de 55 a 65 anos, a taxa é de 55%. É o que indica a pesquisa.

Sobre o estudo

No Brasil desde 2000, o estudo Beyond Age possui quatro atualizações anuais, permitindo análises atualizadas sobre o comportamento do brasileiro. Ele possibilita uma divisão dos consumidores brasileiros em quatro grupos: Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965-1980), Millennials (1981-1996) e Geração Z (1997 em diante).

Por: Natália Oliveira, Consumidor Moderno

By | 2022-12-11T09:39:29-03:00 24 dezembro, 2022|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme