Brasileiro quer retomar consumo em 2016

Pesquisa do Instituto Data Popular revelou intenções dos consumidores para este ano.

Em 2015, a redução do consumo atingiu 91% dos brasileiros em comparação com o ano anterior. Neste ano, entretanto, os entrevistados não estão dispostos a repetir o comportamento do ano passado: 72% dos que deixaram de realizar alguma atividade de consumo planejada em 2015 pretende retomá-la em 2016. As informações foram divulgadas em uma pesquisa do Instituto Data Popular, realizada com 3.500 consumidores em 153 municípios de todos os estados brasileiros entre os dias 4 e 12 de janeiro.

A maior frustração dos brasileiros, de acordo com a pesquisa, foram as viagens internacionais: 65% dos entrevistados disseram que não puderam realizar a viagem planejada no ano passado. Desses, 42% desejam viajar este ano.

A compra de imóveis veio logo em seguida, com 63% de entrevistados com planos frustrados nessa área.

O percentual dos que desejam comprar um computador em 2016 (92%), reformar a casa (78%) ou adquirir móveis (70%) ou eletrodomésticos (69%) é maior que o de consumidores frustrados nesses segmentos. Os percentuais de frustração variam de 41% a 54% dos pesquisados.

Para 81% dos entrevistados, o Brasil “com certeza” está em crise. Outros 18% disseram que o País “provavelmente” vive uma crise e 1% diz que “provavelmente” não. Dos que acham que existe crise, 55% a consideram a pior que já enfrentaram.

Fonte: Valor Econômico

By | 2017-05-27T07:06:23-03:00 21 janeiro, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Estratégia, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme