Comportamento e consumo: o estilo francês de consumir

Os consumidores franceses adoram o comércio eletrônico, não abandonam as compras presenciais e respeitam as regras locais

Na França, a confiança do consumidor está de volta. Embora só dois terços da população esteja otimista quanto à recuperação econômica, este é o patamar mais alto desde março de 2020. Este é mais um dado do Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022.

Ainda que muitos compradores franceses indiquem uma intenção de gastar menos devido a diversos fatores sócios-econômicos em curso, houve um aumento significativo nos gastos em comparação a fevereiro de 2021, segundo o estudo.

O “consumo romântico” do francês

Sem dúvida, as ruas da França são um belo convite para ir às compras. Embora o comércio eletrônico tenha se expandido rapidamente por lá durante a pandemia, mais da metade dos franceses retomou as compras presenciais logo após o fim dos lockdowns.

Por outro lado, embora o comércio eletrônico francês seja altamente regulado, os sucessivos lockdowns levaram mais consumidores e vendedores para a internet. De acordo com o estudo da PayPal, no último ano, 17.400 empresas passaram a vender pela internet na França.

Agora, 70% da população compra on-line, com uma das maiores taxas de gasto da Europa. A Amazon é a maior loja virtual em termos de faturamento líquido. Para ajudar a manter a competitividade do mercado internacional, o governo francês modifica constantemente as regulamentações sobre empresas e consumidores.

Como navegar no mercado altamente regulamentado da França

Embora a França seja um mercado lucrativo, é também bastante regulado. Para criar um site local, as marcas interessadas devem seguir as regras sobre vendas, impostos, devolução e uso do idioma francês, aponta o estudo da PayPal.

As marcas também precisam se preparar para seguir as rigorosas regulamentações sobre promoções na França — os chamados ‘les soldes’. Os varejistas só podem vender itens em promoção em determinadas épocas do ano e devem anunciá-los com antecedência.

Principais motivadores do consumo na França

Tecnologia

Os marketplaces nas redes sociais são alguns dos novos canais de compra, uma mudança impulsionada pela geração Z, segundo o estudo da PayPal. Embora os mecanismos de busca continuem sendo a principal forma de se descobrir novos vendedores, os anúncios nas redes sociais galgaram posições, ocupando agora o segundo lugar.

Comportamento e Cultura

O preço ainda é o principal fator na decisão de compra entre os franceses, mas a sustentabilidade e a transparência estão se tornando cada vez mais importantes. De acordo com o estudo, em 2021, observou-se um aumento de 42% na compra de produtos sustentáveis na França. A indústria da moda francesa também está passando por um momento de crescimento da “slow fashion”, coleções feitas em pequenas quantidades e com materiais de maior qualidade.

Expectativas dos clientes

A praticidade das compras online se tornou parte da vida cotidiana na França, mas o preço continua sendo o principal fator na decisão de uma compra internacional para os franceses. Se consideram que o preço é bom, os franceses toleram até mesmo longos prazos de entrega: 62% dos compradores on-line entrevistados no estudo da PayPal, afirmaram que vale a pena esperar e pagar mais barato. Já 42% relataram que desconsideram características que consideram ruins de uma marca caso o preço seja mais favorável.

70% da população francesa compra on-line, com uma das maiores taxas de gasto da Europa

76% usaram o Facebook para fazer uma compra, seguido do Instagram e do Snapchat

60% estão dispostos a pagar mais por marcas mais sustentáveis

65% dos consumidores franceses procuram ativamente as melhores ofertas

Principais conclusões sobre o comportamento de consumo dos franceses

Como as marcas devem transacionar com os consumidores franceses? Para marcas interessadas nesse consumidor, o estudo da PayPal aponta algumas características importantes sobre o comportamento de consumo dos franceses:

Unifique as experiências digital e presencial – Em um mercado tão lucrativo e consolidado, os clientes estão gostando de ter experiências diferentes de compra, como o comércio rápido, marketplaces em rede social e compras presenciais. Empresas internacionais que desejem entrar neste mercado devem avaliar a possibilidade de adotar uma estratégia multicanal para atrair esses consumidores e oferecer uma experiência inovadora que chame a atenção.

Aprenda a competir com praticidade – Os consumidores franceses modificaram seu comportamento e migraram para as compras on-line. À medida que os vendedores locais migraram para a internet, observou-se uma explosão no mercado de compras rápidas. Agora que os consumidores se acostumaram à praticidade das entregas em menos de uma hora, os vendedores internacionais podem recorrer a sustentabilidade, valores da marca ou preço para permanecerem competitivos no mercado francês.

Siga as regulações locais – Para criar um site local, os vendedores devem seguir as regras sobre vendas, impostos, devolução e uso do idioma francês. Embora a Amazon seja a maior loja virtual da França, o governo está tentando taxar as vendas digitais das grandes multinacionais de tecnologia. Os vendedores podem fazer parcerias com marketplaces locais ou em redes sociais para navegar neste mercado extremamente regulado.

Por: Marcelo Brandão, Consumidor Moderno

By | 2022-10-01T20:11:22-03:00 19 outubro, 2022|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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