Compras online crescem 26% em 1 ano no Brasil, mostra pesquisa

Relatório da Elo apresenta análises feitas a partir de mais de 41 milhões de clientes ativos da marca

O valor total gasto com compras online, plataformas e pagamentos digitais entre brasileiros portadores do cartão Elo cresceu 26% nos últimos 12 meses em relação aos 12 meses anteriores, mostra o “Report: Elo Hábitos de Consumo”, realizado pela Elo Performance & Insights, o time de consultoria da empresa.

Esta é a primeira edição do relatório e apresenta análises detalhadas feitas a partir dos mais de 43 milhões de cartões ativos da marca e da média anual de mais de 4,5 bilhões de transações financeiras gerenciadas pela empresa em todas as regiões e Estados do País.

O estudo usa dados de transações efetivadas entre o início de 2020 ao final de 2022 para analisar didaticamente as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros; os efeitos da pandemia e da inflação sobre o perfil e nível de gastos do público; os setores da economia que ganharam e perderam espaço no orçamento doméstico; a consolidação das compras online como importante canal de consumo; as similaridades e contrastes observadas nos hábitos e tendências de consumo dos públicos de maior e menor renda.

Em 12 meses, o gasto médio com compras online avançou 23%. O público de classe média e os mais ricos lideraram os gastos, sendo responsáveis por 44% deles. O valor médio da compra dessas pessoas também foi maior, de R$ 199 – a média entre os de menor renda foi de R$ 59.

Segundo o “Report: Elo Hábitos de Consumo”, 91% das compras no comércio digital são feitas no crédito. Além disso, opção por compras online é a favorita dos brasileiros, mesmos entre as pessoas de menor renda.

“A digitalização se tornou protagonista na vida dos brasileiros, abrangendo os hábitos de consumo, trabalho, socialização, alimentação, transporte e entretenimento. Nosso estudo mostra que a transição para pagamentos não presenciais ou digitais tem se propagado rapidamente para novos setores/categorias, incluindo onde o consumo sempre foi historicamente presencial”, explica Giancarlo Greco, CEO da Elo.

Pandemia e pós-pandemia

Os gastos com Reformas e Melhorias Residenciais cresceram na opção de compra dos brasileiros durante a pandemia: em dezembro de 2020, eram 55% maiores que em janeiro do mesmo ano. Após acomodação em 2021, o setor voltou a crescer entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022, com um salto de 5%.

Pessoas que dispõem de um nível maior de renda gastaram, na média dos últimos 12 meses, até 33% a mais em itens, produtos e serviços relacionados ao setor, com média de gastos em torno de R$ 504. Em recorte de renda mais baixa, houve recuo do gasto médio de 18%, em compras cujo valor médio foi R$ 141.

Esse recorte setorial – tradicionalmente, um símbolo do comércio presencial – tem migrado para a modalidade online, registrando crescimento de 45% nos últimos 12 meses, ante uma redução de 7% dos gastos no comércio presencial na mesma base comparativa. Para financiar os gastos, o crédito parcelado foi a modalidade de pagamentos que mais cresceu: 32%.

Turismo e Viagens

O setor de Turismo e Viagens apresenta forte retomada no consumo, com alta de 48% em compras efetivadas e aumento de até 45% no valor médio dos gastos. Os consumidores estão gastando “muito mais” para viajar “um pouco mais”. Os efeitos do câmbio, inflação e conflitos internacionais sobre preço dos combustíveis são fatores econômicos que podem explicar o encarecimento do transporte e passagens no período.

O crescimento do setor foi liderado pelo público de maior poder aquisitivo: 91% de crescimento nos últimos 12 meses. Com mais renda disponível, esse público apresentou condições e disposição para arcar com a alta nos preços das passagens e pacotes de viagens após o período de restrições da pandemia.

Outro destaque envolveu a modalidade crédito, que ampliou sua preferência no pagamento e financiamento dos gastos com viagens e turismo: o valor total transacionado subiu 80% no crédito à vista e 89% no crédito parcelado.

Além disso, as atividades foram favorecidas pelos canais e compras digitais, por meio dos quais os gastos praticamente dobraram nos últimos 12 meses (alta de 99%), ante alta de 10% nas compras presenciais. O consumidor deste segmento investe tempo e dinheiro em serviços de comparativo de preços, promoções de destinos e pacotes com passagens e hospedagem.

Por: Mercado & Consumo

By | 2023-03-18T20:25:20-03:00 08 março, 2023|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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