Pesquisa mostra que 38% consideram melhores as bebidas elaboradas por cervejarias independentes
Uma das conclusões de pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel sobre o mercado de cervejas: os consumidores brasileiros tendem a relacionar versões artesanais à qualidade dos ingredientes e a sabores inovadores.
Ao serem questionados sobre quais fatores definem uma cerveja artesanal, 45% dos entrevistados citaram “ingredientes de alta qualidade” e 43% mencionaram “sabores únicos/inovadores”.
Ainda de acordo com a pesquisa da Mintel, 38% concordam que cervejarias independentes produzem cerveja de melhor qualidade do que as grandes empresas. Outro resultado nessa mesma linha: 40% dos consumidores acreditam que quando uma cervejaria artesanal é comprada por uma grande companhia, a qualidade da bebida diminui.
“As marcas precisam criar estratégias para mostrar que a aquisição de uma cerveja artesanal por uma grande empresa não vai prejudicar sua qualidade. Aliás, a comunicação da manutenção da qualidade, especialmente dos ingredientes usados, é essencial, pois a percepção do consumidor brasileiro em relação às cervejas artesanais está mais ligada à qualidade dos ingredientes utilizados do que ao tamanho das marcas ou aos métodos de fermentação”, ressalta Ana Paula Gilsogamo, especialista em alimentos e bebidas da Mintel.
Por: Varejo S/A
Leave A Comment